Anunciando 2, 5 ou até 12 megapixels, as câmeras de telefones celulares estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Em alguns mercados – como nos Estados Unidos – a venda de câmeras compactas apresenta queda graças à melhora na qualidade de captação de telefones celulares.
Naturalmente, quando comparados às câmeras maiores – profissionais ou semi-profissionais – como as dSLR ou micro-4/3, a imagem de um celular deixa muito a desejar. O tamanho do sensor, a qualidade da lente e até mesmo a velocidade do disparo influenciam bastante no resultado final.
Mesmo assim, com um pouco de técnica e atenção, é possível obter imagens fantásticas com uma câmera de celular. Tanto isso é verdade que o fotógrafo Lee Morris – do site Fstoppers – criou um editorial de moda usando um iPhone 3GS para capturar as imagens.
Como você viu no vídeo acima, é possível sim ter resultados excelentes com um iPhone – ou qualquer outro celular -, desde que as condições para a captura da imagem sejam boas. Este artigo vai abordar algumas dessas técnicas que podem melhorar consideravelmente suas fotografias com o celular.
Arte e técnica
Fotografar é sempre um exercício do olhar, então boas imagens sempre são resultado de um olhar treinado. Quanto mais você fotografar – aproveitando a liberdade que os cartões de memória gigantescos oferecem – maiores as chances de, com o tempo, a qualidade geral das suas imagens aumentar.
fonte: Stuti ~
A fotografia tem diversos artifícios para facilitar a obtenção de boas imagens, e quando a câmera escolhida for um celular, todos contam, em maior ou menor grau.
Graças às limitações do equipamento é difícil, por exemplo, regular com precisão a exposição – quantidade de luz que atingirá o sensor para formar a imagem – de uma cena. Ao mesmo tempo, a composição – a escolha dos motivos que comporão a fotografia – assume importância dobrada, pois será a responsável pela força da imagem.
Bem ajustado
Independente do equipamento que você utiliza para fotografar – dSLR, compacta ou celular – o primeiro passo para obter boas imagens é conhecer as capacidades e limitações da câmera. Qualquer celular – até os mais modernos smartphones – têm diferenças na velocidade de captura e nas regulagens possíveis no momento de fotografar.
fonte: Luciano de Sampaio
Várias dessas regulagens, por sinal, devem ser utilizadas sempre. Os modos de fotografia – noturno, luz artificial, etc. – oferecem resultados mais satisfatórios do que a captura automática, por aproveitar melhor a qualidade da luz existente. Conhecer e aproveitar a capacidade de balanço de branco – o efeito real desses modos de fotografia – garante melhores resultados às suas imagens.
Na hora do click
Iluminação
Sem luz não há fotografia, e devido ao tamanho reduzido de lentes e sensores, câmeras de celular são um pouco limitadas na capacidade de transformar luz em imagem.
fonte: Or Hiltch
Dias claros, com poucas nuvens e nas “horas de ouro” do amanhecer e entardecer são os momentos ideais para utilizar a câmera do celular para fotografar. Luz forte e bonita, sombras suaves e cheias compõem a situação clássica para a grande fotografia.
fonte: Luciano de Sampaio
À noite, ou em ambientes escuros, a câmera de celular encontra dificuldades maiores. Com pouca disponibilidade de luz, o sensor que transforma a cena em imagem digital não funciona da mesma forma, exigindo mais do equipamento. Inevitavelmente, isso se torna ruído na fotografia.
Flash
Para minimizar esse problema, o modo noturno de captura pode ajudar bastante, ou ainda, o próprio flash encontrado em vários aparelhos também pode fornecer iluminação suficiente para a captura.
A utilização dos flashes, inclusive, deve ser pensada. Na maioria das vezes, a luz dispensada pelas pequenas lâmpadas ou LEDs de um celular não é suficiente para iluminar uma cena escura, e nas poucas ocasiões em que isso acontece, a chance de superexposição (“estourar” a foto) é bastante alta.
Uma das poucas ocasiões em que o flash é bastante recomendado, entretanto, é ao ar livre em dias muito claros. Usar a iluminação do flash como preenchimento quando a cena está em contraluz pode garantir resultados surpreendentes.
Enquadramento
Além de acertar a luz e garantir que a exposição da imagem – aproveitando os modos que o celular oferece para isso – deve-se pensar também naquilo que será fotografado.
Para decidir o que fotografar, é necessário ter alguns detalhes em mente:
- O sensor de uma câmera de celular é minúsculo, e portanto não lida bem com muitos detalhes em uma mesma imagem;
- O obturador de um celular é – via de regra – atrasado em relação ao toque no botão de disparo da câmera.
Essas duas características dos celulares criam a necessidade de adaptações em relação ao procedimento comum às câmeras fotográficas, sejam elas compactas ou dSLR.
Chegue mais perto
Em primeiro lugar, mesmo que o celular conte com muitos megapixels, o tamanho do chip que captura as imagens dificulta a captura de imagens com muitos elementos. Paisagens com muitos contrastes e cenas detalhadas terão – provavelmente – uma qualidade menor do que uma foto mais próxima.
fonte: Luciano de Sampaio
Por isso, recomenda-se chegar sempre o mais perto possível do objeto da fotografia, preenchendo o máximo do quadro com o tema principal. Dessa forma, os detalhes capturados pelo sensor estarão nítidos e visíveis, enquanto o fundo torna-se complemento do objeto fotografado.
Zoom
fonte: Luciano de Sampaio
Apesar da maioria dos celulares contarem com algum valor de zoom digital, se a preocupação é ter fotos com qualidade, deve-se evitar utilizá-lo. O processo de ampliação digital desconsidera parte da imagem formada no sensor, efetivamente reduzindo o tamanho real da fotografia, e em consequência a qualidade do resultado.
Braço firme
Fotografar com um celular apresenta certos desafios não encontrados em outros equipamentos. O atraso na captura e a lentidão do obturador são responsáveis pelas fotos borradas e tremidas tão comuns em uma câmera anexa a um telefone.
fonte: Luciano de Sampaio
Para minimizar esses problemas, conhecer a sua câmera – e perceber o tempo passado entre o acionamento do disparador e a captura – é essencial. Reconhecer esse intervalo permite que a composição seja melhor resolvida, e evita tremores na imagem.
Talvez até mais importante que o intervalo entre acionamento e disparo é a estabilização do celular na posição certa para a captura. Experimente encostar a mão – ou o aparelho – em algo sólido e firme, como em uma árvore ou parede.
Velocidade não!
Se o obturador de uma câmera de celular não é rápido o suficiente para impedir o registro de tremores na hora da captura, é de se esperar que o dispositivo também não seja capaz de congelar movimentos. Esportes e outras cenas rápidas – quando fotografadas por um celular – quase certamente ficarão borradas. Se este não é o efeito desejado, uma câmera fotográfica – e não um celular – pode ser mais recomendada.
(d)Efeitos especiais
Resista sempre à tentação de usar os efeitos especiais da sua câmera. Filtros coloridos, captura em negativo, tonalidades sépia ou o famoso preto e branco diminuem a quantidade de informação da foto. Além disso, todas essas manipulações podem ser facilmente aplicadas às imagens quando você descarregá-las em seu computador.
Photoshop?
Tratar as imagens obtidas pela câmera do celular pode ser uma forma de garantir a qualidade do resultado final.
fonte: Nevalenx
Softwares como Photoshop, GIMP ou Photoscape permitem uma vasta gama de edições, desde a transformação de uma foto colorida em preto-e-branco até a remoção de ruído de um retrato noturno.
Para aproveitar ao máximo as possibilidades do software, entretanto, deve-se utilizar a configuração mais detalhada possível da câmera . Quanto maior a resolução, e menor a compressão, da imagem no celular, mais informação estará disponível para o tratamento.
Fotografar é viver
Agora que você já descobriu algumas maneiras de extrair a melhor qualidade de imagem possível da câmera do seu celular, falta apenas produzir imagens! Fotografe sua cidade, seus amigos e o seu cotidiano. Com o passar do tempo, experiência e maior afinidade com o equipamento também aumentarão a qualidade da sua fotografia.
Categorias