Imagine que, ao engatar a marcha ré, ao invés do simples reflexo físico, seu espelho retrovisor exibisse as imagens captadas por uma câmera na traseira do veículo. A informática tem se tornado parte de todos os setores, e com o automobilístico não poderia ser diferente, é a tecnologia dando aquela ajuda na hora de estacionar.
Não se espante, embora este artigo discorra sobre acessórios automotivos, esta página pertence ao Baixaki. Como o site trata de tecnologia e das diversas aplicações da computação em eletrônicos, artigos desta natureza estão ganhando destaque em nossa capa.
Tecnologia Automotiva
Especialistas afirmam que os carros de Formula 1 são muito mais dependentes dos computadores do que da mecânica. Enquanto o veículo comporta diversos sensores entre suas peças, a equipe trata de processar todos os dados do veículo e convertê-los em controle de suspensão, aceleração perfeita, frenagem precisa ou mesmo no momento ideal para a troca de marchas.
Saindo das pistas a realidade é diferente, mas não está muito longe disso. Certos modelos oferecem uma central computadorizada que coordena simultaneamente o controle de tração, frenagem ABS e suspensão ativa independente nas 4 rodas. A estabilidade resultante de tal conjunto é tamanha que a BMW oferece como garantia própria um veículo novo para quem conseguir a proeza de capotar um carro dotado deste sistema.
Problemas na hora de estacionar?
Logo nos testes para a sua carteira de habilitação, qualquer encostada mais significativa pode estender sua condição de passageiro. Na prática, as vagas são muito menores que na teoria e a pressão causada pelo trânsito dos grandes centros fazem com que o momento de estacionar seja motivo de pesadelo para muitos motoristas. Isso sem falar dos objetos, crianças e animais mais baixos que o veículo que não são visíveis em espelhos convencionais. “O ideal seria que os carros tivessem uma câmera na parte traseira”.
Ouvindo a prece dos que penam com esta condição, algumas montadoras resolveram tornar sua visão muito mais clara, ao menos no momento da baliza. Aliar uma câmera de vídeo aos sensores de distância e reproduzir sua imagem no painel do carro não é nenhum revolução, antes o aperfeiçoamento de tecnologias já existentes. Sensores de marcha ré se encarregam de acionar o dispositivo quando necessário e visor noturno garante que você enxergue muito melhor do que a olho nu.
Câmeras de fábrica
Câmeras de ré ainda são novidades e não acompanham nenhum modelo popular no Brasil, então que tal começar ilustrando um modelo digno de muito luxo? O novo 500 classe E da Mercedes-Bens, disponível nacionalmente, pode sair da montadora equipado com uma versão bastante interessante do acessório.
Se o motorista estiver com o rádio ligado e engatar a marcha reversa, seu player dá lugar às imagens captadas por uma câmera próxima da placa traseira do carro. Além dos tradicionais sensores de distância que emitem uma frequência sonora que ilustram a distância do objeto, desta maneira é possível enxergar qualquer obstáculo por menor que seja.
Claro que as extravagâncias da estrela de três pontas não poderiam ser tão simples assim, no momento da manobra, entram ainda em ação os sistemas Parktronic e o Parking Guidance. Ao trafegar abaixo dos 35 Km/h em primeira marcha, o primeiro se encarrega de localizar uma vaga capaz de comportar seus quase 5 m de comprimento. Já a função do segundo é a de instruí-lo para o momento adequado de guinar o volante.
Ainda mais fácil
Outra fera que promete ajudar, e muito, na hora de estacionar é o Tiguan da Volkswagen, modelo recente em solo brasileiro. Além de integrar as funções de GPS, centro de mídia e principais informações do veículo na parte central de seu painel, o utilitário esportivo incorporou a câmera traseira de maneira interessante.
Seu destaque, porém, vai para o sistema Park-Assist: sensores posicionados nas extremidades do veículo avaliam as dimensões da vaga e assumem o controle da direção, elétrica. O veículo se encarrega de torcer o volante no momento da manobra sem qualquer intervenção do motorista. Tudo que você precisa fazer é acelerar e frear o veículo, o que fica ainda fácil com uma câmera ilustrando a visão traseira.
Telas no espelho
Uma projeção de tudo que acontece na parte traseira do seu veículo é um acessório excelente, mas alguns motoristas não se sentem confortáveis ao focar sua atenção para o rádio no momento da manobra. A solução adotada pela Ford em diversos veículos seus foi a de adaptar uma pequena tela de cristal líquido no próprio espelho retrovisor.
Desta maneira, a área da tela fica reduzida, mas a manobra se torna muito mais intuitiva, além de que o visor incorporado no espelho sai por muito menos que um kit de navegação multimídia. Nos Estados Unidos, o opcional é oferecido em cerca de 75% dos carros da montadora, em especial nos utilitários de médio e grande porte e em esportivos como o Ford Mustang 2010.
Câmeras separadas
No Brasil, a proporção de veículos com opcional da câmera traseira ainda é pequeno, mas não é por isso que seu veículo vai deixar de ter um acessório destes. Caso você não se importe em alguns metros de fio passando através do seu veículo, a câmera pode ser adquirida a preços bastante convidativos.
Caso você já possua um navegador de bordo ou uma tela de LCD em seu carro, o kit só com a câmera e os sensores de distância e marcha reversa pode ser encontrado por R$ 250,00 pela internet. Vale lembrar que o valor destes modelos não inclui instalação ou qualquer tela de monitoramento.
Já se você gostou da ideia de visualizar os objetos atrás do seu carro pelo espelho retrovisor ou não possui uma tela em seu veículo, modelo com o visor embutido em um espelho de 7 polegadas pode ser a melhor opção. A quantidade de cabos de modelos como este pode assustar, mas o preço nem tanto: R$ 1.300,000.
Consulte sua concessionária antes de adquirir uma câmera traseira, a instalação não autorizada pode cancelar parte da garantia do veículo. Os modelos são à prova d’água, possuem sonorizadores de distância e LEDs para a visão noturna. A instalação deve ser feita em uma assistência técnica especializada.
Acessórios como este são mais antigos do que muita gente pensa, no entanto, somente agora estão amadurecendo em solo nacional. Dentro de poucos anos deverão ser adotados como opcional em diversos veículos das mais variadas marcas.
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