No último domingo (15), as ruas de todo o país foram tomadas por 1,5 milhão de manifestantes que protestaram de maneira pacífica contra a presidente Dilma Rousseff. O movimento tinha como principal motivação o pedido de "impeachment" da presidente, mas muitos também demandavam uma intervenção militar para acabar com mais de 12 anos de liderança esquerda do PT.
Diante de um movimento popular dessa magnitude, era de se esperar que uma repercussão digna também fosse causada em todo país. Através das redes sociais, políticos e famosos deram as suas opiniões e disseram o que acharam das manifestações.
1. Aécio Neves, senador (PSDB-MG), presidente nacional do PSDB
"Esse 15 de março vai ficar lembrado para sempre como o Dia da Democracia. O dia em que os brasileiros se vestiram de verde e amarelo e foram para as ruas se reencontrar com as suas virtudes, seus valores, seus sonhos. Depois de refletir muito, eu optei por não estar nas ruas neste domingo, para deixar muito claro quem é o grande protagonista destas manifestações. E ele é o povo brasileiro, o povo cansado de tantos desmandos, de tanta corrupção. Mas o caminho só está começando a ser trilhado. Por isso, não vamos nos dispersar!".
2. Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora
3. Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal
Corretíssimas as observações do min Rossetto sobre o erro daqueles que pedem o retorno dos militares. Seria um imenso retrocesso p o Brasil.
— Joaquim Barbosa (@joaquimboficial) 15 março 2015
Min Cardozo insiste num erro deliberado e frequente: o de insinuar que as iniciativas do MPF e da PF são impulsionadas pelo Governo.
— Joaquim Barbosa (@joaquimboficial) 15 março 2015
Num dia como o de hj, achei um erro botar ministros de Estado para falar. O momento era para a Chefe de Estado se dirigir à Nação. Ponto.
— Joaquim Barbosa (@joaquimboficial) 15 março 2015
4. José Serra, senador (PSDB-SP)
Muitos me perguntam se vale ir às ruas neste domingo. Digo: vale muito. Protestar é legítimo e é uma alavanca para mudanças maiores.
— José Serra (@joseserra_) 14 março 2015
As manifestações deste domingo são legítimas e reafirmam a democracia. Vamos lembrar que nenhum partido as comanda. Elas são de todos.
— José Serra (@joseserra_) 15 março 2015
A quem pergunta se mudará algo, também respondo que sim. As pessoas nas ruas, sem sindicatos partidarizados, já representam grande mudança.
— José Serra (@joseserra_) 15 março 2015
A manifestação de hoje foi produto espontâneo da reação ao estelionato eleitoral, à inépcia do governo e da indignação contra a corrupção.
— José Serra (@joseserra_) 15 março 2015
15 de março será fator decisivo da mudança do Brasil: democracia mais forte e representativa, ética no governo e desenvolvimento para todos.
— José Serra (@joseserra_) 15 março 2015
5. Geraldo Alckmin, governador de São Paulo (PSDB)
Hoje foi mais um dia inesquecível para a história democrática brasileira.
— Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin_) 15 março 2015
São Paulo, assim como a população de muitas cidades, manifestou-se espontânea, livre e pacificamente contra os rumos do país.
— Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin_) 15 março 2015
A democracia sempre sai fortalecida quando pessoas livres tornam públicas as suas opiniões.
— Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin_) 15 março 2015
Como governador e como cidadão devo elogiar o comportamento pacífico e democrático das manifestações.
— Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin_) 15 março 2015
6. Romário, senador (RJ)
7. Marta Suplicy, senadora (PT-SP)
"Parabéns ao povo brasileiro. Foi às ruas para protestar de forma cívica, pacífica e democrática. Demonstrou sua contrariedade a um governo que se encontra sem rumo e isolado. Os protestos de hoje, massivos e representativos, em todas as regiões do país, dão a dimensão do grau de insatisfação e discordância da população em relação aos rumos até aqui adotados. Se tomarmos a entrevista dos ministros Cardozo e Rossetto como referência para a resposta do governo perante a histórica manifestação de hoje, a sensação é de mais do mesmo, perdura a falta de sensibilidade".
8. Rui Falcão, deputado estadual (SP), presidente nacional do PT
"MANIFESTAÇÕES LEGITIMAS. Todas as manifestações são legitimas, ajudam a consolidar e fortalecem a democracia do Brasil. Esses atos mostram que estamos vivendo em um País democrático. Neste sentido, o PT, como partido, não convoca atos, mas apoia. É legitimo que aqueles que discordam do governo e que têm críticas também saiam às ruas, assim como saem os que apoiam. #NãooaOdio #OrgulhodeserPT #MaisAmorMenosÓdio".
9. José Agripino, senador (DEM-RN)
“São 12h10 do domingo, dia 15. Estou na Esplanada dos Ministérios. Um movimento pacífico e ordeiro está acontecendo e os brasileiros estão vindo protestar contra a corrupção, protestar contra o governo, protestar em nome do Brasil, o Brasil que todos nós queremos”.
10. Mendonça Filho, deputado (PE), líder do DEM na Câmara
Neste dia 15/04, quando o país comemora 30 anos de democracia, o povo vai às ruas e exige respeito.
— Mendonça Filho (@mendonca_filho) 15 março 2015
A manifestação aqui em São Paulo ecoa com muita força o grito de insatisfação com o Governo Dilma dado hoje no País inteiro.
— Mendonça Filho (@mendonca_filho) 15 março 2015
Impressionante a quantidade de pessoas neste momento em SP, numa mobilização espontânea. É um belo exercício de Democracia.
— Mendonça Filho (@mendonca_filho) 15 março 2015
11. Jair Bolsanaro, deputado federal (RJ)
Mais da Caminhada de Copacabana (15/03): #BRASILNÃOÉCUBA . @VerBolsonaro e @FlavioBolsonaro pic.twitter.com/yBeKTlFa5a
— Jair Bolsonaro (@DepBolsonaro) 15 março 2015
Globo News falando q fui praticamente posto pra fora de manifestação. Dou risada ou me inconformo c/ a falácia? rs!
— Jair Bolsonaro (@DepBolsonaro) 15 março 2015
12. Eduardo Jorge, ex-deputado estadual e federal
Manifestações por todo Brasil de Belem a Porto Alegre. Pacíficas, livres, diversas. São um marco na recente história democrática do Brasil.
— Eduardo Jorge (@EduardoJorge43) 16 março 2015
13. Levy Fidelix, presidente do PRTB
Levy, meu xará: "Diga que não dá mais. Tire o chapéu e vá embora" !: http://t.co/LNkn9yl1HS via @YouTube
— Levy Fidelix (@levyfidelix) 16 março 2015
14. Luciana Genro, ex-candidata à presidência
Grande liberdade de imprensa: Fantástico só põe a oposição de direita a comentar os protestos de hoje, PSDB e DEM. Por que será?
— Luciana Genro (@lucianagenro) 16 março 2015
15. Pastor Everaldo, vice-presidente do PSC
"Hoje vamos para as ruas! Entre muitas razões, a mentira que a presidente falou para ganhar a eleição teve "pena curta"! Ela afirmou, certa vez, em audiência no Senado, que mentiu para salvar vidas de companheiros e hoje continua mentindo para tentar salvar os maiores corruptos, "nunca vistos antes na história do nosso país". Vamos em frente! Juntos pelo Brasil!".
16. Silas Malafaia, pastor e presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo
Os movimentos sociais comprados pelo governo pagaram para levar gente as manifestações de sexta,uma vergonha! Hoje o povo deu a resposta.
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 15 março 2015
17. Danilo Gentilli, humorista
Eu não vi nenhum cartaz hoje escrito "Governo por favor faça reforma política" ou "Dilma dialogue com o povo". Só li mesmo "Fora PT".
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) 16 março 2015
18. Rachel Sheherazade, jornalista
"mais vale um @lobaoeletrico protestando na Paulista que um Chico Buarque em Paris defendendo governo corrupto." pic.twitter.com/uLA4R4odRe
— Rachel Sheherazade (@RachelSherazade) 15 março 2015
19. Marcelo Tas, jornalista
1 milhão de pessoas na Av. Paulista #RespeitoAoBrasil https://t.co/rxdzqZnlRB
— Marcelo Tas (@MarceloTas) 15 março 2015
Diante da maior manifestação já vista no pais, ministro Cardozo diz que o governo vai lançar “pacote anti-corrupção”. Então tá
— Marcelo Tas (@MarceloTas) 15 março 2015
20. Ronaldo Nazário, ex-jogador de futebol
Este domingo vamos todos pra rua mudar o Brasil! #movimentobrasillivre pic.twitter.com/fc0uBvkxT7
— Ronaldo Nazário (@Ronaldo) 14 março 2015