(Fonte da imagem: ThinkStock)
Pegue o seu smartphone e veja a lista de aplicativos que você possui instalados nele. Você consegue dizer quantos deles que você comprou? É bem possível que a grande maioria tenha sido baixada de maneira gratuita, pois essa é a tendência no Brasil. Segundo uma pesquisa encomendada pela Qualcomm, 93% dos apps baixados no Brasil são gratuitos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso mesmo: menos de 1 em cada 10 aplicativos baixados nos celulares brasileiros é comprado pelos usuários. A pesquisa ainda vai além e diz que, dos cerca de 47,8 milhões de smartphones presentes no território brasileiro, 65% já tiveram algum aplicativo baixado pelas lojas de apps dos sistemas operacionais. Realizada também no México, a análise revela que os consumidores da América Latina têm certos padrões de utilização.
Foi revelado que os aplicativos mais baixados pelos usuários são jogos, que somam 19% dos downloads. Em seguida, apps de mensagens instantâneas surgem com 17% e softwares para fotografia e vídeo chegam aos 12%. Redes sociais somam apenas 9% dos downloads, mas lideram o fluxo de informações trocadas entre os usuários. Confira a lista com os oito apps mais mencionados entre os entrevistados da pesquisa:
- Skype
- Pou
- Facebook Messenger
- Candy Crush
- Angry Birds
Fontes