De acordo com a Symantec, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países da América Latina onde mais se originaram vírus no mundo em 2015. Quando pulamos para a escala global, as coisas "melhoram um pouco", e o Brasil fica em 10° lugar.
A Symantec estudou uma rede com mais de 60 milhões de sensores ao redor do mundo — e a ideia é realizar um retrato de todas as ameaças relevantes ocorridas via internet em 2015. Além de ser um dos países que mais "cria" vírus, o Brasil é o país mais atacado por "ransomwares", nada mais que malwares que bloqueiam o acesso ou criptografam dados da vítima, posteriormente pedindo um resgate para liberação.
71,6% da contaminação por vírus no Brasil se dá por compartilhamento manual
Nós já sabemos que os brasileiros amam compartilhar notícias e "posts" em redes sociais, e isso é um comportamento bem diferente de nossos "hermanos". Como consequência disso, 71,6% da contaminação por vírus no Brasil se dá por compartilhamento manual em mídias, enquanto na Argentina, no México, na Colômbia e no Peru o número fica abaixo dos 22%.
Por outro lado, somos mais atentos quanto a promoções falsas. Enquanto o índice de PCs infectados por promoções e mensagens falsas ficam abaixo dos 10% no Brasil, outros países da América Latina, como Colômbia (80%), Argentina (70%) e México (51%), têm um índice muito alto.
Todos os dados podem ser encontrados no Relatório de Ameaças à Segurança na Internet (ISTR), da Symantec. Abaixo, você acompanha os TOP 3 de ambos os rankings.
Ranking América Latina
- 1. Brasil
- 2. México
- 3. Argentina
Ranking Global
- 1. China
- 2. Estados Unidos
- 3. Índia
Qual é o melhor antivírus, na sua opinião? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes