Veja como se profissionalizar no mercado de tecnologia

4 min de leitura
Imagem de: Veja como se profissionalizar no mercado de tecnologia
Imagem: Pixabay/ Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O mercado de tecnologia brasileiro atingiu um crescimento de 23,4% em 2021. Para 2022 e 2023, a expectativa também é positiva, a previsão é que fique pouco acima de 22%, segundo os resultados da pesquisa de novembro de 2022 da ADVANCE Consulting.

O levantamento ainda demonstra que cerca de 72% dos empresários de TI afirmam que a falta de mão de obra qualificada está pior em 2022 quando comparado com 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Portanto, o cenário é bastante promissor para aqueles que desejam seguir uma carreira TI. Se esse é o seu caso, quais são os primeiros passos que você deve dar? Será que é entrar em um curso de programação? Confira!

Como iniciar uma carreira em TI?

O certificado de curso de TI aumenta sua credibilidade no mercadoO certificado de curso de TI aumenta sua credibilidade no mercadoFonte:  Pexels/ Reprodução 

A primeira coisa que você precisa fazer se deseja trabalhar com tecnologia é conhecer as profissões da área. Ou seja, separe alguns minutos para pesquisar quais são as responsabilidades e a rotina de trabalho de cada ocupação.

Dessa forma, é mais provável que você seja capaz de fazer uma escolha que resulte em uma carreira de sucesso e, ao mesmo tempo, traga satisfação.

Após isso, é hora de começar a adquirir conhecimento, o mais indicado é escolher um curso de TI que tenha um bom nome no mercado e emita certificado. Nesse caso, mesmo que você não faça uma graduação é importante se especializar com treinamentos livres.

É claro que você pode começar a aprender por conta própria, mas a vantagem do curso de programação é que isso amplia as chances de ser convocado para uma oportunidade quando se inscrever para concorrer a uma vaga de emprego.

Ou mesmo se você quiser trabalhar por conta própria, ter um certificado é uma forma de comprovar a sua qualificação e aumentar a credibilidade diante dos futuros clientes. Assim, você vai conseguir pegar projetos que pagam melhor.

Além disso, com ao escolher um bom curso de TI, você recebe o suporte de professores para ajudar a acelerar o seu tempo de aprendizagem e a construção da sua carreira.

O que estudar para trabalhar com tecnologia?

Escolha um curso de TI que vá além do conhecimento básicoEscolha um curso de TI que vá além do conhecimento básicoFonte:  Pexels/ Reprodução 

O ideal é escolher um curso de TI que proporcione um direcionamento específico para a carreira que pretende seguir. Isso vai ser de ajuda para que você se torne um especialista em um determinado serviço, aumentando as chances de conseguir uma oportunidade de trabalho.

É importante destacar que existem alguns conteúdos básicos que são comuns a várias áreas, por exemplo: a lógica de programação para quem quer ser programador.

Porém, após um certo momento, é necessário que o curso de programação ajude o aluno a estudar mais profundamente assuntos próprios da área escolhida, como:

  • HTML, CSS e React para Front-end;
  • PHP, Java ou .Net para Back-end;
  • Flutter, Kotlin ou Swift para Mobile.

É exatamente isso que acontece nos cursos da Alura, escola online de cursos de tecnologia. O aluno escolhe uma trilha de formação e vai aprendendo desde os ensinos básicos até se tornar um especialista naquela determinada área.

É válido dizer que a plataforma está com a promoção de Black Friday 2022 e você pode garantir o acesso a todas as formações de TI com 25% de desconto!

Quais são os cursos de TI disponíveis na Alura?

Imagem: 25% off na matrícula da Alura
Imagem: Tecmundo Recomenda

25% off na matrícula da Alura

Torne-se um profissional capacitado com os cursos de formação em tecnologia com a Alura!

Os cursos de TI da Alura são ministrados por profissionais experientes no mercado, o aluno recebe apoio teórico e prático, realizando projetos que imitam a realidade do dia a dia de trabalho. Assim, ao concluir as aulas, está pronto para ingressar no mercado.

Ao todo, a plataforma conta com mais de 1200 cursos de tecnologia. A vantagem é que o fato de poder fazer os cursos em vídeo online facilita para conciliar os estudos com a sua rotina mesmo se for agitada. Além disso, você pode definir o seu próprio ritmo de aprendizado.

Na Alura, você tem a opção de escolher seguir trilhas de conhecimento que levam o profissional do nível zero até o especialista. As 7 principais formações são:

  1. Programação back-end
  2. Programação front-end
  3. Programação mobile
  4. UX Design
  5. Data Science
  6. DevOps
  7. Inovação e gestão

O grande destaque é que ao adquirir fazer a matrícula na plataforma, você ganha 1 ano inteiro para realizar quantos cursos de TI quiser.

Isso é especialmente útil se você ainda tem alguma dúvida sobre a carreira que pretende seguir, já que você tem a chance de experimentar diferentes áreas e descobrir com qual se identifica mais. Ou então, se você pretende se especializar em mais de um ramo, é uma boa chance de economizar.

Por exemplo, talvez você queira ser um desenvolvedor Full Stack, com a Alura, em vez de comprar dois cursos de programação separados, você pode estudar tanto Back-end como Front-end de forma aprofundada.

Ou, você pode fazer os cursos de UX Design e Front-End e oferecer um serviço completo de criação e desenvolvimento web visual para os seus futuros clientes. Enfim, as possibilidades são muitas!

Quer pagar mais barato nos cursos de TI e garantir uma formação de qualidade com certificado? Então, corre e aproveita os 25% de desconto da promoção de Black Friday 2022 da Alura antes que acabe!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.