Vale a pena investir em uma fonte de energia parruda para jogos?

5 min de leitura
Imagem de: Vale a pena investir em uma fonte de energia parruda para jogos?
Imagem: Cooler Master/reprodução

Na hora de montar uma boa máquina, a fonte para PC geralmente é um dos últimos itens escolhidos pelo usuário, e às vezes surge aquele pensamento de pagar um pouco mais barato nessa peça – afinal de contas, não parece ser muito importante. A verdade é que a fonte é um componente que você definitivamente não vai querer deixar de lado.

Com a Black Friday 2022 chegando, essa é a oportunidade de adquirir um produto melhor, graças às diversas promoções que vão acontecer. Por isso, o TecMundo separou um pequeno guia para escolher uma fonte gamer parruda, e se realmente vale investir mais ou menos nesse produto, além de recomendar alguns bons modelos disponíveis no mercado. Confira o que levar em consideração:

Potência

A potência de uma fonte gamer é a principal característica que encontramos nos anúncios de variadas lojas. De fato, escolher a potência em Watts inferior ao que o seu computador realmente precisa será um problemão, mas não é a única preocupação que você deve ter.

A placa de vídeo é o componente gamer que mais consome energia em um sistema, então verificar o site oficial da fabricante da GPU é, muitas das vezes, a melhor opção para saber qual será a energia necessária. Quando abrimos a página oficial da NVIDIA para entender sobre o consumo da RTX 3060 – uma placa intermediária – vemos que a recomendação da empresa é de 600W.

d  Shutterstock 

Essa recomendação oficial já leva em conta a soma de outras peças do PC, como processador, consumo das memórias, etc. Logo, isso não significa que aquela RTX 3060 consome 600W, mas a soma geral de todos os componentes, em média, necessita dessa potência. Essa GPU especificamente consome apenas 200W.

Porém, se levarmos o cenário para o extremo, é preciso tomar mais cuidado. Uma RTX 4090, considerada a melhor placa da atualidade, tem consumo individual máximo de 450W, mas o site oficial da NVIDIA recomenda que para todo o sistema, o usuário tenha uma fonte gamer de pelo menos 850W.

Vale destacar que nesses casos mais extremos, o processador também começa a exigir mais, podendo chegar a 170W, dependendo do modelo. Assim, talvez seja mais seguro adquirir uma fonte de 1000W.

Eficiência e certificações

Além da potência, as certificações são uma característica muito importante, pois são referentes ao nível real de energia que sairá da sua tomada, passando pela fonte gamer, e sendo distribuída pelos componentes.

Hoje, o selo mais confiável é a Certificação 80 Plus, ou seja, um conjunto de testes feitos pelas fabricantes para determinar o quão eficiente é aquele produto. O selo 80 Plus significa que a fonte vai fornecer 80% da energia real para o computador e perder outros 20%. Fontes com eficiência inferior aos 80% perdem mais energia para o calor, e por conta disso, precisam puxar mais watts da sua tomada. Abaixo, confira a tabela dos níveis de eficiência energética:

s  Intel/divulgação 

Cabos e formatos

Uma das partes mais chatas na hora de montar um PC é lidar com a arrumação de cabos, e grande parte deles é proveniente da fonte. Porém, uma fonte para pc gamer de respeito tem alguns truques. Na hora de escolher o produto, é possível escolher entre fontes modulares, semi-modulares e não modulares.

As não-modulares são as fontes padrão, que vem com todos os cabos embutidos e não há como remover nenhum deles. As semi-modulares tem todos os cabos essenciais embutidos, como da placa-mãe, processador e PCI-express; enquanto os demais, podem ser conectados pelo usuário.

As fontes modulares são aquelas em que os cabos vêm separados da fonte, e basta conectar os cabos no aparelho de acordo com a necessidade. Se você precisa de um conector de energia para um HD, é só plugar na fonte; se necessitar de mais um conector PCI, basta pegar o cabo da caixa e conectar, evitando um amontoado de cabos desnecessários dentro do gabinete.

Fonte modularFonte modularFonte:  Corsair/divulgação 

Quanto ao formato, o tamanho padrão é o ATX, compatível com a maioria dos gabinetes. Projetos de gabinetes pequenos, como os mini-ITX, necessitam de fontes SFF (Small Form Factor), mais difíceis de serem encontradas e mais caras.

Indicações de fontes

Pensando em facilitar sua escolha, seja na Black Friday 2022 ou qualquer outro período, selecionamos uma lista com boas fontes para investir. Continue a leitura e confira as especificações de cada uma delas, logo abaixo:

Fonte Corsair VS500, 500W

s  Corsair/reprodução 

A Corsair é considerada a melhor marca de fontes, e esse modelo de 500W é uma excelente opção custo x benefício para quem almeja um pc de entrada ou intermediário, dependendo da placa de vídeo escolhida. O modelo é não-modular e possui Certificação 80 Plus White.

Fonte Cooler Master MWE V2, 650W

a  Cooler Master/reprodução 

Outra marca bem renomada, a Cooler Master MW2 de 650W já é mais robusta para placas intermediárias ou do segmento de alta performance, com o devido bom senso, e traz Certificação 80 Plus Bronze.

Fonte XPG Core Reactor, 850W

aeere  XPG/divulgação 

A XPG é uma marca focada em SSDs e memórias RAM, mas que vem conseguindo conquistar o público com suas fontes, e esse modelo de 850W tem potência ideal para as principais placas de vídeo topo de linha do mercado, além do formato modular e a Certificação 80 Plus Gold.

Fonte Corsair HX1200, 1200W

s  Corsair/reprodução 

A Corsair HX1200 é a fonte gamer feita para o público mais entusiasta, que vai combinar o melhor processador com a melhor placa de vídeo do mercado e ainda pretende realizar algumas alterações de overclock. Essa versão também é modular e tem Certificação 80 Plus Platinum.

E então, vale a pena comprar uma fonte parruda?

A resposta é sim, investir em uma fonte gamer mais parruda é uma aquisição importante, já que dará mais longevidade, estabilidade e segurança para o seu computador.

Aliás, comprar uma fonte mais potente – não somente falando em Watts – é um investimento para muitos anos, e dessa forma, você estará sossegado e pronto para fazer atualizações na sua máquina sempre que precisar.

Gostou do conteúdo? Continue conectado aqui no TecMundo para não perder nenhuma oferta especial nessa Black Friday. Aproveite e já prepare o comparador do nosso site para fazer suas compras economizando bastante!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.