Na noite da última segunda-feira (29), a hashtag "#BlackFraudeCasasBahia" ficou entre os assunto mais falados do Twitter após uma série de reclamações dos consumidores. O movimento começou após a empresa ofertar produtos com desconto de até 80% na sexta-feira (26) de Black Friday e cancelar os pedidos pouco depois.
No entanto, a loja não foi a única a movimentar as reclamações da Black Friday. Segundo o site Reclame Aqui, uma das principais plataformas de relacionamento entre clientes e comércios no Brasil, o número de registros de clientes insatisfeitos subiu na data comercial de 2021 em relação ao ano passado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Reclamações de Black Friday
Após o período de Black Friday, já é comum se deparar com consumidores expondo empresas que não cumpriram o que foi acordado durante a compra. Desta vez não foi diferente. Segundo o balanço do fim de semana realizado pelo site Reclame Aqui, de quarta-feira (24) a domingo (28), foram registradas mais de 16 mil reclamações envolvendo a data, cerca de 11% a mais que em 2020.
Segundo o CEO do Reclame Aqui, Edu Neves, o principal motivo de reclamação foi "Atraso na Entrega", representando quase 20% das notificações. "Muitas das empresas quiseram surpreender os clientes com entregas rápidas no mesmo dia, em até 3 horas, ou no dia seguinte. E aí houve bastante problema nesse tipo de entrega, o que não era comum no dia da Black Friday", explica o executivo, em entrevista à CNN Brasil.
"Então as empresas criam novos serviços todos os anos, como essas entregas muito rápidas, mas o que acontece é que muitas vezes elas não se preparam para que esses serviços sejam atendidos caso deem errado”, conclui o representante do Reclame Aqui.
Empresas com mais reclamações
No top 3 de empresas que receberam mais reclamações estão grandes varejistas: Americanas Marketplace, Americanas - Loja Online e Amazon, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Confira a lista completa:
Reprodução/Reclame Aqui
Outras empresas também apareceram pela primeira vez no ranking. A Etna Home Store recebeu reclamações sobre a demora na entrega, enquanto a empresa Ultragaz prometeu descontos em botijões de gás, mas não atendeu às expectativas dos clientes.
Já o iFood teve 309 reclamações, sendo a maioria de "Propaganda enganosa" por, aparentemente, não deixar as condições de cada promoção explicitas no app. E você, teve problema com alguma compra durante a Black Friday? Conta para nós nos comentários!
Fontes
Categorias