A BlackBerry não para de tentar se reinventar, mas parece que a estratégia não está surtindo efeito — ao menos no campo de sistemas operacionais móveis. Em uma rara mudança no ranking de uso do setor, o produto da empresa foi ultrapassado por uma rival improvável.
De acordo com uma pesquisa da Strategy Analytics, o Tizen agora é o quarto sistema operacional móvel mais utilizado no mundo. A plataforma é da Samsung e, segundo a própria marca, é a segunda mais popular em toda a Índia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por enquanto, são poucos os smartphones que contam com o Tizen, mas o apelo ao baixo custo em países bastante populosos parece ter surtido efeito. Diversos países da Europa devem receber produtos rodando o sistema operacional móvel em breve, o que pode fazer com que ele se consolide definitivamente no quarto lugar.
E os demais?
Segundo a pesquisa, a BlackBerry não foi a única a cair: o Firefox OS também registrou certa baixa. Os números do Windows Phone/Windows 10 Mobile também foram negativos, mas ele permanece disparado na terceira colocação — embora muito distante de iOS (que cresceu bastante por causa dos novos iPhones) e Android (só um pequeno aumento anual), que lideram a lista.
Vale lembrar que a BlackBerry deve começar a investir em Android para os smartphones da empresa.
Fontes