Quando você está envolvido em compra e venda de produtos ilegais, não tem a quem recorrer se for enganado por fornecedores, certo? E esse parece ser o caso do momento, porque a Alphabay, uma das grandes lojas de drogas da deep web, saiu do ar nesta quarta-feira (5) e deixou no ar suspeitas de um golpe milionário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Alguns usuários foram ao Reddit e ao Twitter reclamar do sumiço repentino do controverso serviço das profundezas da rede e levantando a possibilidade de trapaça. A origem da dúvida é uma transação financeira milionária de bitcoins — mais precisamente, uma movimentação de US$ 3,7 milhões —, com muita gente ligando esse evento ao sumiço da Alphabay.
Dark Market Alphabay is offline & Bitcoin wallet has been emptied - https://t.co/bnr0JNwuVg
— Ade (@Outkast_TI) 5 de julho de 2017
Dark web market AlphaBay down; many worried the site has pulled an exit scam. pic.twitter.com/8KoPGBX5Cb
— Joseph Cox (@josephfcox) 5 de julho de 2017
Será que é golpe?
A Alphabay sair do ar não é algo surpreendente, porque isso é relativamente comum, mas o esvaziamento de uma carteira virtual de bitcoins dá ar de estranheza ao fato. Contudo, como esse tipo de transação pode ser realizado de maneira anônima, é difícil cravar que os dois eventos estão conectados e que tudo se trata de um grande golpe.
Assim, outras pessoas usaram tanto o Reddit quanto o Twitter para emitir posições mais ponderadas sobre o tema, alegando que não há evidências que liguem os dois casos.
Dark market website Alphabay is down but I cannot find any evidence that the multisig address being circulated is connected to their site.
— *Sausage2x* (@MrChrisEllis) 5 de julho de 2017
Retomando o raciocínio exposto na primeira linha desta notícia, golpes na deep web, especialmente quando está envolvida a comercialização de produtos ilegais, não chegam a ser novidade. Em 2015, a loja Evolution, grande rival da Silk Road, outro clássico da venda de drogas na “web profunda”, também saiu do ar e deu um golpe de US$ 12 milhões em seus clientes.
Mas será que dessa vez foi golpe? Só o tempo dirá. É preciso aguardar o desenrolar dos fatos para saber se a Alphabay retoma a “normalidade” ou se ela se foi para sempre, assim como os milhões de dólares de seus clientes.