Em maio de 2009, a Microsoft anunciou a junção dos maiores motores de busca que possuía, o Live Search, o Windows Live Search e o MSN Busca. Esse aglomerado da Microsoft chama-se Bing e foi lançado numa tentativa de a empresa concorrer com o Google, referência mundial para mecanismos de busca na web.
Atualmente, o Bing ocupa o segundo lugar no ranking de acessos, entre os sites de busca. Superou alguns sites gigantes como o Yahoo! e, ficando atrás apenas do líder absoluto no segmento, o próprio Google.
Neste mês de dezembro foi revelado o lançamento do Bing 2.0, ou DiscoverBing, com vários recursos novos e muito mais interatividade para os usuários, buscando atingir os conceitos de interação da web 2.0. Conheça agora os recursos inseridos na ferramenta de buscas da Microsoft.
Bing Toolbar
O Bing agora possui sua própria barra de ferramentas para navegadores (Internet Explorer e Mozilla Firefox). A barra traz o sistema de buscas integrado, possibilitando que sejam feitas pesquisas de qualquer lugar na web, além de possuir verificadores que apontam sites maliciosos e compatibilidade com o Bing Cashback.
Bing Cashback
Este novo serviço do Bing promete fazer os usuários economizarem muito dinheiro em compras online. Ao pesquisar produtos pelo motor de buscas da Microsoft, o usuário é alertado acerca dos descontos possíveis em todas as lojas que se tornarem parceiras do serviço.Bing Mobile
Para quem acessa a internet de qualquer lugar sem a necessidade de um computador, o novo Bing possui uma versão portátil para smartphones. O Bing Mobile torna possível o acesso a mapas e é ainda mais veloz do que a versão antecessora, que continuará funcionando por tempo indeterminado.
Bing Visual Search
Ainda em fase beta, o Visual Search permite a busca por categorias de imagens, não por textos. O usuário pode acessar as categorias pré-definidas pelo sistema de buscas e seguir clicando até encontrar os resultados que procura, ou mesmo conhecer semelhantes ao que busca, como artistas, filmes etc.
Bing Maps
A versão da Microsoft para o Google Maps chegou, mas ainda está em fase beta. Entre os avanços em relação à anterior: agora há conexão com o Streetside, um “Street view” da Microsoft. O Maps possui algumas aplicações compatíveis com o Twitter e Photosynth. Para acessar o novo Bing Maps, é necessário ter instalado o Silverlight, a nova tecnologia da Microsoft, no computador.
Infelizmente, esses novos recursos do Bing ainda não estão disponíveis na versão brasileira do motor de buscas, mas quem souber inglês e quiser conhecer os novos elementos que foram agregados ao buscador da Microsoft, é possível acessar o site a partir deste link.
Em suma, você acha que será possível a Microsoft ultrapassar a Google na disputa pelo primeiro lugar nos acessos em portais de busca? E o que pensa a respeito das novas tecnologias aplicadas ao Bing 2.0?