A batalha entre os smartphones é bastante acirrada, sobrando comparações para todo os lados, desde tamanho até peso ou como a tela se comporta na claridade. Porém, um aspecto valorizado por muitos consumidores, e que causa bastante discussão, é a bateria dos aparelhos. O item é o que mantém os dispositivos funcionando, sendo assim, é essencial que ele esteja sempre carregado – e que faça isso em uma boa velocidade. Para tirar a prova, o site Phone Arena fez um belo apanhado para checar quais são os celulares que recarregam mais rápido.
Os fabricantes têm se esforçado bastante para equipar os celulares com baterias mais robustas, prontas para alimentar o hardware cada vez mais exigente dos produtos de ponta – com processadores e telas que devoram rapidamente a vida útil o item. Com a introdução de tecnologias como a Quick Charge 2.0, desenvolvida pela Qualcomm, grande parte dos aparelhos com processadores da linha Snapdragon 8xx passaram a não apenas durar mais, mas também serem recarregados de forma exponencialmente mais rápida.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para o teste, os smartphones foram drenados completamente e então conectados aos seus conectores de parede, para garantir que todos os resultados fossem obtidos do mesmo modo. Obviamente, se você usar o cabo USB ligado ao computador ou recorrer a carregadores de terceiro pode acabar conseguindo números diferentes dos obtidos na listagem do site. De qualquer forma, fica fácil perceber a diferença que a tecnologia da Qualcomm faz no tempo de recarga, já que os dispositivos suportados ficaram nas primeiras posições.
Confira abaixo os tempos obtidos pelos aparelhos mais velozes na hora de irem de 0 a 100% em suas baterias:
1. Oppo Find 7a
- Tempo de recarga (0% a 100%): 1h22
- Capacidade da bateria: 2800 mAh
- Duração da carga: 6h06
Apesar de não ser vendido aqui no Brasil oficialmente, os produtos da Oppo costumam esbanjar qualidade e até algumas características diferentes, como é o caso da câmera giratória do Oppo N3. Como se não bastasse o Find 7a conseguir se recuperar completamente em uma hora e 22 minutos, a tecnologia de carregamento VOOC permite trazer a bateria para 75% em apenas meia hora ligado na tomada.
2. Samsung Galaxy Note 4
- Tempo de recarga (0% a 100%): 1h35
- Capacidade da bateria: 3220 mAh
- Duração da carga: 8h43
Além de contar com uma bateria removível – permitindo que o consumidor tenha mais uma peça de reserva –, o Note 4 “volta dos mortos” em cerca de uma hora e meia de recarga, graças ao Quick Charge 2.0. A bateria dá um show de duração ainda, mantendo o aparelho funcionando initerruptamente por pouco menos de nove horas.
3. Google Nexus 6
- Tempo de recarga (0% a 100%): 1h38
- Capacidade da bateria: 3220 mAh
- Duração da carga: 7h53
Usando o Motorola Turbo Charger, o Nexus 6 leva apenas três minutos a mais do que o Note 4 para garantir que a bateria esteja cheia novamente. Nada mal para o robusto aparelho de 6 polegadas produzido pela Motorola, hein?
4. OnePlus One
- Tempo de recarga (0% a 100%): 2h
- Capacidade da bateria: 3100 mAh
- Duração da carga: 8h05
Apesar de ser bem parecido em termos de hardware aos aparelhos Find 7 e 7a da Oppo, o OnePlus One leva duas horas completas para restaurar suas forças, uma vez que não traz o mesmo recurso VOOC do dispositivo no topo da lista.
5. LG G3
- Tempo de recarga (0% a 100%): 2h
- Capacidade da bateria: 3000 mAh
- Duração da carga: 6h14
Com um resultado igual ao OnePlus One, apesar de durar menos tempo, o LG G3 também entra na linha de duas horas para conseguir trazer sua bateria aos 100% novamente. Comparado com alguns modelos mais afastados na listagem, é até um tempo bastante respeitável.
6. Samsung Galaxy S5
- Tempo de recarga (0% a 100%): 2h02
- Capacidade da bateria: 2800 mAh
- Duração da carga: 7h38
O potente celular da Samsung também passa das duas horas para se alimentar por completo, ainda que seja por apenas dois minutos a mais que o G3 e o OnePlus One. A tela de resolução menos avançada, porém, faz com que a bateria dure mais do que a do aparelho da LG.
7. Samsung Galaxy Note 3
- Tempo de recarga (0% a 100%): 2h15
- Capacidade da bateria: 3200 mAh
- Duração da carga: 6h08
Outro aparelho da gigante sul-coreana de tecnologia surge nesse apanhado dos dispositivos que se recuperam mais velozmente da carga zerada. O Note 3 tem um hardware respeitável, que pode consumir a carga da bateria em cerca de seis horas. Por outro lado, ele está pronto para o uso novamente depois de ser colocado na tomada por duas horas e quinze minutos.
8. Apple iPhone 6
- Tempo de recarga (0% a 100%): 2h27
- Capacidade da bateria: 1810 mAh
- Duração da carga: 5h22
Os celulares da Apple são famosos por não terem as baterias mais robustas. A peça de apenas 1810 mAh do iPhone 6 “caçula” é exaurida completamente em pouco menos de cinco horas e meia, e leva longas duas horas e vinte e sete minutos para ser recarregada
9. Motorola Novo Moto G
- Tempo de recarga (0% a 100%): 2h31
- Capacidade da bateria: 2070mAh
- Duração da carga: 6h17
Os donos do Moto G de segunda geração, porém, não podem caçoar muito dos usuários do iPhone, já que a bateria do dispositivo leva pouco mais de duas horas e meia para ser carregada completamente. E, se a primeira edição do telefone tinha uma boa vida com carga cheia, a tela de 5 polegadas do novo Moto G acaba detonando a bateria em seis horas e dezessete minutos.
10. Apple iPhone 6 Plus
- Tempo de recarga (0% a 100%): 2h51
- Capacidade da bateria: 2915mAh
- Duração da carga: 6h32
O telefone mais robusto da Apple – em todos os sentidos – tem um hardware de ponta e uma bonita tela de 5,5 polegadas, mas, obviamente, isso tem um preço no uso da bateria. A carga completa da peça é consumida em pouco mais de seis horas e meia, e, se você quiser que ela seja recarregada completamente, vai ter que esperar cerca de três horas por isso. Sendo assim, é uma boa ideia – para este e outros aparelhos no fim da lista – ficar com o carregador sempre à mão, não é?
11. Motorola Novo Moto X
Tempo de recarga (0% a 100%): 2h56
Capacidade da bateria: 2300mAh
Duração da carga: 5h45
O novo xodó da Motorola – e de muitos consumidores – não se saiu bem nos testes realizados. O hardware do aparelho devora a carga completamente em pouco menos de seis horas, e, apesar de ter uma bateria mais modesta do que a do iPhone 6 Plus, também leva quase três horas inteiras para ser realimentada.
12. HTC One (M8)
- Tempo de recarga (0% a 100%): 3h27
- Capacidade da bateria: 2600mAh
- Duração da carga: 7h12
Corpo de metal, tela bonita, câmera com tecnologia avançada e saídas de som de babar. O One (M8) é o sonho de consumo de muita gente, mas, se ele zerar a bateria – algo que leva pouco mais de sete horas –, prepare-se para esperar quase três horas e meia para que ela se encha por completo.
13. Sony Xperia Z3 Compact
- Tempo de recarga (0% a 100%): 3h28
- Capacidade da bateria: 2600mAh
- Duração da carga: 10h02
O Z3 Compact é outro que leva uma eternidade para ser recarregado, levando um minuto a mais do que o One (M8) para encher sua bateria. A boa notícia é que, depois de alimentada, a bateria dura impressionantes dez horas de uso contínuo – nada mal para o irmão menor do Xperia Z3.
14. Sony Xperia Z3
- Tempo de recarga (0% a 100%): 3h55
- Capacidade da bateria: 3100mAh
- Duração da carga: 9h29
Ficando na última posição entre os dispositivos testado, o Xperia Z3 é um exercício de paciência para aqueles que precisam esperar a bateria carregar completamente, uma vez que o processo inteiro dura quase quatro horas. Ainda que a carga dure nove horas e meia, a ideia é que você deixe ele carregando durante a noite, para poder usá-lo intensivamente durante todo o dia, sem maiores problemas.
--
E aí, os resultados ficaram dentro do que você esperava? O que você faz para passar o tempo quando o seu celular “morre” e precisa passar um tempo ligado à tomada? Deixe sua mensagem nos comentários.
Fontes
Categorias