(Fonte da imagem: Shutterstock)
Recentemente, nós noticiamos que a conectividade de alta velocidade da população brasileira teve um aumento de 51% no último ano, atingindo a marca de 145,6 milhões de acessos a partir de serviços de banda larga.
Para complementar esse levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações também divulgou seu relatório com dados referentes ao primeiro trimestre de 2014.
O documento aponta a TIM como a operadora com o pior desempenho na entrega de serviços de banda larga móvel. De acordo com essa publicação, a empresa não atingiu as metas estabelecidas pela Anatel em 17 estados no mês de janeiro, 21 em fevereiro e 19 durante março.
Nesse mesmo período, a Oi ficou abaixo das taxas estipuladas em 11, 15 e 14 estados, respectivamente. Por sua vez, a Vivo não cumpriu com as suas obrigações em oito, 12 e 10 estados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Também levando em conta o primeiro trimestre deste ano, a Claro deixou a desejar em quatro, três e dois estados — apresentando assim a melhor performance no tocante à banda larga móvel.
Conforme explicitado pela agência de notícia Reuters Brasil, por meio de comunicado, a TIM alegou que "está focada na melhoria do serviço em todo o Brasil, de forma a acompanhar o constante crescimento do tráfego de dados".
Mudando de foco
(Fonte da imagem: Shutterstock)
Ao olharmos para os desempenhos em relação aos serviços de banda larga fixa, embora as empresas sejam outras, o cenário não é muito diferente. Nesse segmento, a companhia que ficou com a pior avaliação geral foi a Oi.
No mês de janeiro, essa empresa não superou a meta da Anatel para 23 estados. As concorrentes NET e GVT ficaram abaixo dessas diretrizes em quatro e dois estados, respectivamente.
Em fevereiro, nessa mesma ordem de prestadoras de serviços, 21, 11 e quatro estados apresentaram avaliações abaixo da expectativa. Por fim, no mês de março, a Oi não alcançou a qualidade esperada em 20 estados, enquanto NET e GVT não alcançaram a meta em seis.
É válido salientar que a Oi está presente em um número maior de estados quanto ao fornecimento de serviços de banda larga fixa do que as demais empresas citadas no relatório. Além disso, é importante ressaltar que a Anatel executou medições em todos os estados brasileiros para a banda larga móvel, mas as aferições da banda larga fixa não foram realizadas no Amapá.
Abaixo você confere os links para acessar os documentos veiculados na íntegra, em PDF.
Categorias