Mais um trágico acidente envolvendo uma aeronave aconteceu nesta terça-feira, dia 24 de março de 2015. O avião Airbus A320, com 150 pessoas a bordo, partiu de Barcelona, na Espanha, e tinha como destino a cidade de Düsseldorf, na Alemanha. O voo, entretanto, caiu no sul da França, nos Alpes Franceses, matando todos os passageiros, tripulantes e pilotos que estavam a bordo.
O avião, pertencente à companhia aérea Germanwings e que estava em operação há 24 anos, caiu em uma região localizada a 2 mil metros de altitude, o que deve dificultar bastante o resgate dos destroços. Segundo o porta-voz do Ministério do Interior da França, Pierre-Henry Brandet, a operação deve ser “extremamente longa e difícil” porque a área do acidente é muito remota.
Airbus A320.
O acidente
O Airbus A320, que fazia o voo 4U9525, decolou nesta terça-feira (24) às 9h55 (5h55 no horário de Brasília) do aeroporto de Barcelona, na Espanha. O destino era a cidade de Düsseldorf, na Alemanha, e a previsão era de que o voo demorasse cerca de 2h20. Porém, às 10h47 (horário local), um pedido de socorro foi emitido pelo piloto, e 10 minutos depois todos os sinais da aeronave haviam desaparecido.
O acidente aconteceu a aproximadamente 420 km de local da decolagem, nos Alpes do sul da França. No total, 150 pessoas estavam a bordo, sendo 144 passageiros, 2 pilotos e 4 tripulantes. Não houve sobreviventes nesse trágico acidente.
Local aproximado do acidente.
Ainda não há informações sobre as causas do acidente envolvendo o Airbus da Germanwings. 10 minutos antes de enviar o pedido de socorro, a aeronave estava em altitude de cruzeiro, a 38 mil pés. A partir desse ponto, o avião foi perdendo velocidade e altitude até que toda a comunicação foi perdida.
Através do Facebook, a Airbus comunicou que está direcionando todos os esforços para avaliar a situação do acidente. Em seu site oficial, a companhia emitiu o comunicado confirmando a tragédia e manifestando solidariedade aos familiares, amigos e demais afetados por causa do ocorrido.
Last position of Germanwings flight #4U9525 at 09:40 UTC http://t.co/FHoX6q0GHt pic.twitter.com/72pxGKolRM
— Flightradar24 (@flightradar24) 24 março 2015
O avião
A aeronave que caiu nesta terça-feira faz parte da família dos A320 da Airbus. O avião pertence à empresa Germanwings, afiliada da Lufthansa, e realizou o seu primeiro voo no dia 29 de novembro de 1990, estando em operação há mais de 24 anos. Esse modelo é capaz de percorrer 6.150 km e, ao todo, há 6.190 unidades em operação.
O A320 possui 37,57 metros de comprimento, 34,10 metros de envergadura e 11,76 metros de altura e é uma das aeronaves mais vendidas no mundo para companhias aéreas que fazem voos de curtas e médias distância. O modelo é capaz de transportar 16,6 toneladas de carga e tem capacidade de levar até 180 pessoas a bordo.
Airbus A320.
Histórico de acidentes
Desde que chegou ao mercado, o A320 se envolveu em alguns acidentes relevantes. O destaque vai para a queda da AirAsia no ano final do ano passado, na Indonésia.Nessa ocasião, 162 pessoas estavam a bordo do avião que caiu cerca de 40 minutos depois de decolar.
O Brasil também registrou uma tragédia envolvendo o Airbus A320. Em 2007, uma aeronave da TAM não conseguiu frear após o pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e acabou colidindo contra um prédio da própria empresa do outro lado da avenida. Nesse acidente, 199 pessoas morreram.
O Airbus A320 pertencia a Germanwings.
Repercussão nas redes sociais
We are aware of the media reports. All efforts are now going towards assessing the situation.
— Airbus (@Airbus) 24 março 2015
We will provide further information as soon as available.
— Airbus (@Airbus) 24 março 2015
“Estamos cientes das notícias e todos os esforços estão sendo empregados para avaliar a situação. Nós vamos fornecer mais informações assim que possível”, lê-se no Twitter da Airbus.
We have been informed of an accident involving an A320 Family aircraft and all efforts are now going towards assessing the situation.
— Airbus (@Airbus) 24 março 2015
We will provide further information as soon as available. Our thoughts are with those affected by this tragic event.
— Airbus (@Airbus) 24 março 2015
“Fomos informados de um acidente envolvendo uma aeronave da família A320 e todos os esforços estão sendo empregados no sentido de avaliar a situação. Nós vamos fornecer mais informações assim que possível. Nossos pensamentos estão com as pessoas afetados por esse trágico acidente”, lê-se no Twitter da Airbus.
We regret to confirm that an A320 operated by Germanwings was involved in an accident. Statement #1: http://t.co/KrDGCcXDfa #4U9525
— Airbus (@Airbus) 24 março 2015
“Lamentamos confirmar que um avião A320 operado pela Germanwings se envolveu em um acidente (voo 4U 9525)”, lê-se no Twitter da Airbus.
We must confirm to our deepest regret that Germanwings Flight 4U 9525 from Barcelona to Düsseldorf has suffered an accident over the 1/5
— Lufthansa (@lufthansa) 24 março 2015
French Alps. The flight was being operated with an Airbus A320 aircraft, and was carrying 144 passengers and six crew members. 2/5
— Lufthansa (@lufthansa) 24 março 2015
Lufthansa and Germanwings have established a telephone hotline. The toll-free 0800 11 33 55 77 number is available to all the families 3/5
— Lufthansa (@lufthansa) 24 março 2015
of the passengers involved for care and assistance. Everyone at Germanwings and Lufthansa is deeply shocked and saddened by these events.4/5
— Lufthansa (@lufthansa) 24 março 2015
Our thoughts and prayers are with the families and friends of the passengers and crew members. 5/5
— Lufthansa (@lufthansa) 24 março 2015
“Com o mais profundo pesar, viemos para confirmar que o voo 4U 9525 da Germanwings de Barcelona para Düsseldorf sofreu um acidente nos Alpes Franceses. O voo estava sendo operado em uma aeronave Airbus A320 e transportava 144 passageiros e seis tripulantes. Lufthansa e Germanwings disponibilizaram uma linha telefônica. A ligação gratuita para 0800 11 33 55 77 está disponível para todos os familiares dos passageiros envolvidos para assistência. Todos da Germanwings e Lufthansa estamos profundamente chocados e tristes com esse evento. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e amigos dos passageiros e membros da tripulação”.
Lufthansa CEO Carsten Spohr and representatives of the German government are on their way to France. An evening press release is planned.
— Lufthansa (@lufthansa) 24 março 2015
“O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, e representantes do governo alemão estão a caminho da França. Uma conferência com a imprensa está planejada para o anoitecer”.
Je veux exprimer aux familles des victimes de cet accident aérien toute ma solidarité. C'est un deuil, une tragédie.
— François Hollande (@fhollande) 24 março 2015
“Quero expressa minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente aéreo. Este é um luto a tragédia”, disse o presidente da França, François Hollande, através do Twitter.
Primera reunión del Gabinete de Crisis por el accidente aéreo en los Alpes. Se decretan tres días de luto oficial pic.twitter.com/JHJ4duRlgD
— Mariano Rajoy Brey (@marianorajoy) 24 março 2015
“Primeira reunião do Gabinete de Crise por causa do acidente Aéreo nos Alpes Franceses. Decretado três dias de luto oficial”, disse Mariano Rajoy, presidente do governo espanhol através do Twitter.
Nuestra principal preocupación es garantizar la asistencia médica y psicológica a las víctimas y la debida información sobre el accidente.
— Sáenz de Santamaría (@Sorayapp) 24 março 2015
“A nossa principal preocupação é garantir a assistência médica e psicológica às vítimas e informação adequada sobre o acidente”, disse Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente de governo da Espanha através do Twitter.
.....
Para ainda mais informações, acompanhe a nossa matéria ao vivo no Em Resumo que está cobrindo esse acidente com o Airbus A320.
Fontes