Alguém aí se lembra do Concorde? O avião supersônico mais rápido do mundo? Parece que, finalmente, um sucessor à altura chegará ao mundo para substituir o aposentado modelo: o avião denominado simplesmente de “X”, que já está em desenvolvimento pelas mãos da NASA e também quer quebrar a barreira do som – mas sem aqueles ruídos estridentes do Concorde.
O estrondo sônico é o maior problema de aviões ultravelozes. As ondas de choque criadas quando a aeronave rompe a parede do som provocam barulhos extremamente incômodos. A NASA quer eliminar esse problema com o vindouro “X”.
O Concorde saiu de circulação em 2003 justamente por causa disso. “Desenvolver, construir e testar aviões supersônicos silenciosos, como o X, é o próximo passo lógico em nosso caminho para permitir que a indústria abra viagens supersônicas ao público”, afirmou Jaiwon Shin, administrador associado para a equipe de pesquisa da NASA.
A equipe vai trabalhar na tecnologia silenciosa, denominada “Quiet Supersonic Technology” (algo como “tecnologia supersônica silenciosa”, em tradução livre), dentro de um prazo estimado de 17 meses. O orçamento do projeto é de US$ 20 milhões.
A iniciativa também faz parte de uma campanha da NASA em “reduzir o uso de combustível e de emissões de barulho através de inovações no design de aeronaves que saiam dos modelos convencionais”. Plano ambicioso, não?
Como você acha que vai ficar o avião supersônico silencioso que a NASA vai desenvolver? Comente no Fórum do TecMundo.
Fontes