Por que os elétricos da Porsche trazem "Turbo" no nome? Entenda o motivo

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Desde que a Porsche começou a vender carros elétricos para o público, muita gente estranhou o fato de determinadas variantes trazerem o nome "Turbo", afinal de contas, o "turbo" é um elemento presente em motores a combustão. Ou seja: o que a Porsche está fazendo?

Na verdade, o motivo é muito mais simples do que você imagina e, atualmente, não tem nada a ver com a motorização dos veículos. A nomenclatura nasceu em 1974 como uma edição única do icônico 911, feita como um presente de 70 anos para Louise Piëch, filha de Ferdinand Porsche (fundador da marca) e irmã de Ferry Porsche, que foi quem lhe deu o presente.

Eis o primeiro 911 Turbo da história ao lado de sua dona, Louise Piëch, filha de Ferdinand Porsche.
Eis o primeiro 911 Turbo da história ao lado de sua dona, Louise Piëch, filha de Ferdinand Porsche.

O 911 Turbo era o mais rápido de todos os tempos e um dos automóveis de produção mais rápidos do planeta, o que (é claro) fez todo mundo querer um. Seu nome representava exatamente o que ele trazia, sendo o único 911 com motor sobrealimentado por turbocompressor, o que aumentava drasticamente o desempenho frente aos aspirados.

Desde então, os 911 Turbo passaram a ocupar o topo da gama entre as versões de rua do esportivo (tirando as de pista como as GT2, GT3 e etc.), sendo sempre as únicas com motores turbinados. Isso começou a mudar em meados de 2015 quando mesmo o 911 Carrera, modelo de entrada, passou a contar com motorização turbo, quebrando a tradição do nome.

Um 911 com motor turbo, mas sem Turbo no nome. Isso começou no facelift da geração chamada 991.
Um 911 com motor turbo, mas sem Turbo no nome. Isso começou no facelift da geração chamada 991.

Turbo para tudo e para todos

Se até os 911 da base da cadeia passaram a trazer motor turbo, então o 911 Turbo "de verdade" perdeu sua razão de ser, certo? Errado! Foi aí que a Porsche começou a transformar a nomenclatura "Turbo" em uma versão. Assim como um Volkswagen Polo tem as variantes Comfortline e Highline, por exemplo, o 911 tem as versões Carrera e, é claro, Turbo.

E isso se estendeu por toda a gama, incluindo os elétricos. O nome "Turbo" passou a simbolizar as configurações de rua mais caras e poderosas dos carros da Porsche. É por isso que você vê os elétricos Taycan e o novo Macan com Turbo no nome: para sinalizar que são os mais rápidos de suas gamas. Eles também trazem mais equipamentos e um visual exclusivo.

Há ainda as derivações Turbo S e Turbo GT (como no Cayenne Coupé que testamos há alguns meses), mas essas são bastante raras e ainda mais poderosas, reservadas a alguns poucos modelos. De todo modo, o nome Turbo passou a simbolizar que aquele Porsche que o ostenta é ainda mais especial do que o normal, seja a combustão ou eletrificado.

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