Agora é oficial: o Citroën C4 Cactus se despede do mercado brasileiro sem previsão de sucessor. O modelo já não era encontrado em várias revendas devido ao término dos estoques, mas agora seu fim de linha foi confirmado pela Stellantis.
O C4 Cactus era um SUV compacto com jeito de hatchback, visual bastante inusitado e chegou a ser o único carro da Citroën oferecido no país por algum tempo. Era ofertado em diferentes versões com preços entre 110 e 145 mil reais; agora, o modelo mais caro da montadora passa a ser o C3 Aircross (que já testamos) que chega a até R$138.590 pela tabela atual.
Junto do SUV, quem também se despede são os motores 1.6: o EC5 naturalmente aspirado e o famoso THP, turbinado, que equipou inúmeros modelos do extinto grupo PSA, inclusive esportivos. Ambos os motores não se enquadram nas normas de emissões do futuro Proconve L8, que passará a valer logo no começo de 2025.
O C4 Cactus foi lançado no mercado brasileiro em 2018, mas nunca foi um sucesso de vendas. Ainda assim, a marca apostou fortemente no modelo por ser seu único representante entre os SUVs compactos. Com o seu fim, as atenções da Citroën se voltam aos produtos da linha C-Cubed: o C3 hatch, o C3 Aircross e, por fim, o SUV-coupé Basalt.