A Porsche do Brasil segue atualizando a gama do icônico 911 aos poucos em solo nacional. Depois de abrir a pré-venda dos atualizados 911 Carrera e Carrera T, além de confirmar o GT3 2025, agora é a vez da pré-venda do inédito GTS com motorização eletrificada.
A configuração GTS representa um degrau entre os Carrera e os Turbo, que ainda não foram apresentados para a linha 2025. O 911 GTS atualizado chega em carroceria coupé (fechada) por iniciais R$1.127.000 e cabriolet (conversível) por R$1.174.000. Esses valores, é claro, podem subir rapidamente ao se personalizar o carro com opcionais tecnológicos e/ou estéticos.
A grande novidade do 911 GTS é seu motor eletrificado: é a primeira vez que o esportivo recebe uma motorização desse tipo em um modelo de produção feito para as ruas. A arquitetura é chamada pela marca de T-Hybrid e foi pensada puramente como um incremento de performance sem comprometer o peso total e a emissão de poluentes.
Há um novo motor 3.6 de seis cilindros contrapostos (boxer) que é assistido por um pequeno motor elétrico integrado ao turbocompressor. Esse bloco elétrico acelera o turbocompressor de maneira instantânea, gerando toda a pressão extra que foi projetado para entregar de maneira imediata, eliminando qualquer eventual atraso de resposta.
O novo 3.6 eletrificado substitui o antigo 3.0 biturbo, entregando até 541cv e 62,2kgfm de potência e torque máximos combinados - são 61cv e 4,1kgfm a mais em relação a motorização antiga. Agora ele vai de 0 a 100km/h em exatos 3 segundos contra 3,4 segundos do antecessor, enquanto as retomadas também ficaram mais rápidas.
Há ainda um segundo motor elétrico incorporado ao câmbio automatizado PDK de dupla embreagem e oito marchas, capaz de fornecer até 54cv e 15,2kgfm adicionais mesmo em marcha lenta. Tudo isso é alimentado por uma bateria auxiliar de 1,9kWh que opera em 400 volts que não está ali para garantir autonomia elétrica, mas sim o máximo desempenho.
Se as coisas ainda estão um pouco confusas, a gente explica: embora os carros híbridos sejam, por definição, projetados para privilegiar a condução elétrica a fim de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, o 911 tornou-se híbrido unicamente para aumentar a performance e, ao mesmo tempo, manter o esportivo dentro das normas de emissões.
Ele não pode ser utilizado em modo puramente elétrico, nem terá impacto significativo no consumo de combustível. Até por isso, a Porsche conseguiu criar uma arquitetura que acrescentou meros 50kg ao peso total do 911 GTS em relação a seu antecessor: agora são 1.595kg. O motor elétrico do turbocompressor também atua como gerador.
No mais, o 911 GTS estreia painel de instrumentos 100% digital com tela de 12,6 polegadas, além de receber eixo traseiro esterçante de série, aerodinâmica ativa com difusores adaptativos na dianteira, faróis em Matrix LED, suspensão esportiva com amortecimento variável e altura total rebaixada em 10mm, entre muitos outros.
A pré-venda do novo 911 GTS já começou e o modelo pode ser encomendado em todas as concessionárias Porsche espalhadas pelo país. As primeiras unidades chegarão no ano que vem e o comprador tem uma gama quase infinita de recursos para customizar seu Porsche, incluindo as pinturas Paint-to-Sample Plus que passam dos 170 mil reais.