Porsche abre pré-venda do inédito 911 GTS com motor eletrificado; confira

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A Porsche do Brasil segue atualizando a gama do icônico 911 aos poucos em solo nacional. Depois de abrir a pré-venda dos atualizados 911 Carrera e Carrera T, além de confirmar o GT3 2025, agora é a vez da pré-venda do inédito GTS com motorização eletrificada.

A configuração GTS representa um degrau entre os Carrera e os Turbo, que ainda não foram apresentados para a linha 2025. O 911 GTS atualizado chega em carroceria coupé (fechada) por iniciais R$1.127.000 e cabriolet (conversível) por R$1.174.000. Esses valores, é claro, podem subir rapidamente ao se personalizar o carro com opcionais tecnológicos e/ou estéticos.

A cor
A cor "Slate Grey Neo" custa R$28.670 à parte.

A grande novidade do 911 GTS é seu motor eletrificado: é a primeira vez que o esportivo recebe uma motorização desse tipo em um modelo de produção feito para as ruas. A arquitetura é chamada pela marca de T-Hybrid e foi pensada puramente como um incremento de performance sem comprometer o peso total e a emissão de poluentes.

Há um novo motor 3.6 de seis cilindros contrapostos (boxer) que é assistido por um pequeno motor elétrico integrado ao turbocompressor. Esse bloco elétrico acelera o turbocompressor de maneira instantânea, gerando toda a pressão extra que foi projetado para entregar de maneira imediata, eliminando qualquer eventual atraso de resposta.

Na imagem é possível entender a ideia da Porsche: um motor elétrico no meio do turbocompressor, entre a turbina e o compressor.
Na imagem é possível entender a ideia da Porsche: um motor elétrico no meio do turbocompressor, entre a turbina e o compressor.

O novo 3.6 eletrificado substitui o antigo 3.0 biturbo, entregando até 541cv e 62,2kgfm de potência e torque máximos combinados - são 61cv e 4,1kgfm a mais em relação a motorização antiga. Agora ele vai de 0 a 100km/h em exatos 3 segundos contra 3,4 segundos do antecessor, enquanto as retomadas também ficaram mais rápidas.

Há ainda um segundo motor elétrico incorporado ao câmbio automatizado PDK de dupla embreagem e oito marchas, capaz de fornecer até 54cv e 15,2kgfm adicionais mesmo em marcha lenta. Tudo isso é alimentado por uma bateria auxiliar de 1,9kWh que opera em 400 volts que não está ali para garantir autonomia elétrica, mas sim o máximo desempenho.

Cockpit do 911 atualizado incorpora as últimas novidades aplicadas aos demais modelos.
Cockpit do 911 atualizado incorpora as últimas novidades aplicadas aos demais modelos.

Se as coisas ainda estão um pouco confusas, a gente explica: embora os carros híbridos sejam, por definição, projetados para privilegiar a condução elétrica a fim de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, o 911 tornou-se híbrido unicamente para aumentar a performance e, ao mesmo tempo, manter o esportivo dentro das normas de emissões.

Ele não pode ser utilizado em modo puramente elétrico, nem terá impacto significativo no consumo de combustível. Até por isso, a Porsche conseguiu criar uma arquitetura que acrescentou meros 50kg ao peso total do 911 GTS em relação a seu antecessor: agora são 1.595kg. O motor elétrico do turbocompressor também atua como gerador.

Versão GTS vem de fábrica focada em detalhes escurecidos tanto por dentro quanto por fora.
Versão GTS vem de fábrica focada em detalhes escurecidos tanto por dentro quanto por fora.

No mais, o 911 GTS estreia painel de instrumentos 100% digital com tela de 12,6 polegadas, além de receber eixo traseiro esterçante de série, aerodinâmica ativa com difusores adaptativos na dianteira, faróis em Matrix LED, suspensão esportiva com amortecimento variável e altura total rebaixada em 10mm, entre muitos outros.

A pré-venda do novo 911 GTS já começou e o modelo pode ser encomendado em todas as concessionárias Porsche espalhadas pelo país. As primeiras unidades chegarão no ano que vem e o comprador tem uma gama quase infinita de recursos para customizar seu Porsche, incluindo as pinturas Paint-to-Sample Plus que passam dos 170 mil reais.

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