Os carros evoluíram muito com o passar das décadas, especialmente nos últimos vinte anos, mas uma coisa não mudou: o princípio básico de funcionamento dos seus motores. Mesmo os blocos mais modernos da atualidade ainda funcionam da mesma forma desde os primórdios.
Se você consome conteúdo automotivo com frequência, é certo que já se deparou com inúmeros termos que "alugaram um triplex" na sua cabeça. Eventualmente buscamos desmistificar esses termos e, para hoje, decidimos falar de um dos mais simples e populares de todos: o famigerado "motor aspirado". Afinal de contas, o que é isso e por que esse nome?
Inspira, expira
Todo motor de carro é um motor de combustão interna, ou seja: ele queima o combustível dentro dele. Ou melhor: ele queima a mistura ar/combustível. De onde ele obtém esses elementos? Sobre o combustível, não há mistério algum: ele fica armazenado em um tanque próprio que é o responsável por fornecê-lo ao motor quando necessário.
Mas e o ar? O automóvel não tem um reservatório de ar, até porque não há necessidade: o ar está em toda parte. Da mesma forma que nós respiramos, o motor literalmente "respira" como nós: ele aspira, diretamente da atmosfera, o ar que precisa para funcionar, daí o nome "motor aspirado" ou, falando do jeito mais correto, motor naturalmente aspirado.
Se houvesse apenas combustível, o motor simplesmente não funcionaria - ficaria "afogado". É por isso que ele trabalha misturando o ar atmosférico ao combustível, criando uma combinação harmônica que, lá dentro do motor, consegue entrar em combustão e fazer a coisa toda funcionar. Após essa queima, os gases resultantes são expulsos pelo escapamento.
O termo mais correto é "motor naturalmente aspirado" porque, na verdade, todo motor a combustão dos carros que dirigimos trabalha aspirando ar. Acontece que ele pode aspirar esse ar de maneiras diferentes: naturalmente, através de um turbocompressor ou de um compressor mecânico. Esses outros dois aspiram o ar por "indução forçada".
No caso do turbocompressor, onde é mais comum chamarmos apenas de "turbo", há um complexo mecanismo que trabalha aproveitando os gases de escape para fazer girar um rotor que comprime o ar, fazendo com que entre ainda mais ar no motor e, com isso, deixando a mistura ar/combustível mais poderosa, o que melhora drasticamente o desempenho.
A situação não é muito diferente nos motores que usam compressor mecânico, mais conhecido como "supercharger". A diferença é que ao invés de se aproveitar os gases de escape, é o próprio motor que movimenta o mecanismo compressor de ar, causando o mesmo efeito do turbo: puxando mais ar para dentro do motor, aumentando a performance.
Exercício natural
Após entender, de forma extremamente básica, como os motores com turbocompressor e compressor mecânico funcionam, voltamos ao nosso aspirado. Se todos eles trabalham aspirando ar, por que não chamamos todos simplesmente de "motores aspirados"? Pode até estar correto do ponto de vista técnico, entretanto, isso não daria o entendimento necessário.
Falar que um motor é "naturalmente aspirado" ou apenas "aspirado" já deixa claro do que se trata: é um motor que não trabalha com indução forçada. Se, porém, você fala "motor turbinado" ou "motor supercharger", quem estiver lhe ouvindo saberá que não é um simples motor aspirado, e sim um bloco que trabalha com indução forçada.
É importante pontuar essas peculiaridades porque cada motor proporciona uma experiência distinta de condução e demanda cuidados específicos. Os motores aspirados são os mais simples, pois não trazem os componentes adicionais dos sistemas de indução forçada: por outro lado, são os que tendem a render menos desempenho comparados aos outros.
Forçando a barra
O termo "indução forçada" já deixa óbvio o que acontece: tem mais ar sendo forçado para dentro do motor. Ter um turbocompressor ou um supercharger no seu motor aumentará o desempenho de maneira expressiva, porém, você precisará ter mais cuidado com a manutenção, afinal, é mais uma coisa para dar defeito se você for negligente.
É por isso que as mídias automotivas especializadas sempre pontuam se tal carro X ou Y utiliza motor aspirado, turbinado ou com supercharger, assim, o leitor pode saber exatamente do que se trata e, desse modo, pode decidir qual tipo de veículo lhe atenderá da melhor forma. Não existe certo ou errado: cada um promete saciar as necessidades específicas de alguém.
Sabemos como é chato destruir a caricatura de um motor utilizando um aspirador de pó, porém, brincadeiras à parte, agora você sabe o que é um "motor aspirado" e pode decidir se ele é o melhor para suas expectativas e seu uso diário.