A Volkswagen do Brasil está com grandes planos para o país em 2025. Durante um evento recente, a montadora falou em "retorno da esportividade" para se referir aos seus três futuros produtos voltados a performance, todos com chegada garantida no ano que vem.
Um deles é o novo Golf GTI, a versão mais icônica do hatch médio que finalmente retornará ao Brasil e já foi até confirmado por Ciro Possobom, o próprio CEO da divisão nacional da marca. Faz alguns meses que nós tivemos um rápido contato presencial com uma unidade do esportivo, o que nos permitiu ter uma ideia do que vem por aí - confira os detalhes aqui.
O segundo desses futuros esportivos é o Nivus GTS, a aguardada variante divertida do SUV-coupé de porte compacto que finalmente foi confirmada durante a apresentação do facelift para a linha 2025 do modelo - veja os detalhes aqui. Ele foi exibido como um protótipo, mas terá uma versão de produção que chegará oficialmente no 1º semestre do ano que vem.
Por último, a montadora confirmou a vinda da segunda reestilização do Jetta para nós, mas não se anime com um possível retorno do sedan médio: ele continuará a ser oferecido no Brasil unicamente na versão esportiva GLI. O alemão foi reestilizado há alguns meses e também ganhou discretas novidades tecnológicas, porém, sem mexer na mecânica.
Por fora, o Jetta atualizado pela segunda vez trouxe um novo para-choque frontal, novos faróis Full LED mais estreitos e interligados, novas rodas e novas lanternas seguindo o mesmo estilo da dianteira, interligadas através da tampa do porta-malas. O visual ficou ainda mais discreto do que antes, quase fazendo-o se passar por um Jetta convencional.
Por dentro, ele se aproximará dos irmãos de portfólio com a adoção de controles tipo touch para o ar condicionado, entre mudanças menores. O motor seguirá o 2.0 turbo a gasolina de até 231cv e 35,7kgfm aliado a uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas; ele vai de 0 a 100km/h em 6,7 segundos e atinge 249km/h de máxima.