Teste: Suzuki Jimny Sierra é um legítimo SUV raiz - para o bem e para o mal

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Lembra de quando a internet debatia entre as coisas serem "raiz" ou "nutella"? Ser raiz significa algo tradicional e bom, enquanto ser nutella representava algo moderno e ruim. Será que, na prática, é assim mesmo? Para dizer a verdade, nem sempre.

Nosso teste automotivo mais recente comprova isso de forma irrefutável. Rodamos mais de 700km com o Suzuki Jimny Sierra, um minúsculo e simpático SUV compacto com arquitetura raiz e inúmeros atributos pensados para o fora-de-estrada. Como um modelo com essas características se comporta no uso diário? É o que você vai descobrir nas linhas abaixo.

O exemplar que testamos veio na cor Branco Superior. O teto vem sempre em preto brilhante.
O exemplar que testamos veio na cor Branco Superior. O teto quase sempre virá em preto brilhante.

Imigrante mais do que legal

Importado do Japão, o Jimny Sierra que a Suzuki vende no Brasil hoje está na quarta geração e na linha 2025, disponível em nada menos do que seis versões. A que nos foi cedida para teste é a 4You Plus, a terceira mais cara atualmente, tabelada em R$179.990 e equipada unicamente com câmbio automático de quatro marchas.

É o único SUV compacto do Brasil com pegada raiz, construído sobre chassi por longarinas (como as picapes médias) e equipado com sistema de tração seletiva que pode ser apenas traseira (2H), integral para uso normal (4H) ou integral com reduzida (4L). Seu acionamento, inclusive, é feito por uma alavanca mecânica, tal qual utilitários antigos.

Pode não parecer pela foto, mas o motor 1.5 fica bastante folgado no cofre do Jimny Sierra.
Pode não parecer pela foto, mas o motor 1.5 fica bastante folgado no cofre do Jimny Sierra.

Para mover o Jimny Sierra temos um modesto 1.5 aspirado de quatro cilindros, movido somente a gasolina, capaz de gerar até 108cv e 14,1kgfm. Não são números nem um pouco empolgantes para os padrões atuais, mas para compensar, o pequeno SUV pesa apenas 1.100kg (nessa versão), o que significa menos massa para o motor movimentar.

Além da construção sobre chassi, outra peculiaridade do Jimny Sierra no segmento é a suspensão dianteira por eixo rígido ao invés do sistema independente que equipa a grande maioria dos carros. Tudo isso tem um motivo: esse é um SUV que tem como prioridade o off-road e, portanto, precisa trazer componentes mais robustos.

Adultos até 1,80m viajam com tranquilidade na frente. O acabamento é digno de carro popular.
Adultos até 1,80m viajam com tranquilidade na frente. O acabamento interno é digno de carro popular.

A lista de equipamentos de série da versão 4You Plus inclui: faróis Full LED com ajuste elétrico de altura e lavadores, ar condicionado digital automático, central multimídia JBL com 7", controles de tração e estabilidade, faróis de neblina halógenos com luzes diurnas integradas, câmera de ré, computador de bordo, volante multifuncional com ajuste de altura, entre outros.

Há ainda piloto automático, assistentes de subida e descida, bancos em vinil como opcionais, entre outros. Trocando em miúdos, o "kit dignidade" está todo aí, mas deveria haver bem mais recheio mediante o preço de tabela: ele traz apenas os obrigatórios airbags duplos frontais, não há sensores de estacionamento e absolutamente nenhum assistente de segurança.

Na parte de trás, é preciso escolher: ou vão os passageiros ou as bagagens/compras.
Na parte de trás, é preciso escolher: ou vão os passageiros ou as bagagens/compras.

O jeito é dar uma fugidinha

Os mais de 700km que percorremos com o Jimny Sierra foram feitos em percurso rodoviário por cerca de 60% do tempo. Os 40% restantes se dividiram em uso urbano e alternâncias entre trilhas leves e pesadas. Para começar, nos surpreendemos positivamente com a média geral de 15km/l; nada mau para um veículo tão aerodinâmico quanto uma caixa de sapatos.

No dia-a-dia, o Jimny Sierra não é tão desconfortável quanto seu tamanho e proposta sugerem, contudo, é óbvio que ele não chega nem perto de entregar o conforto, esperteza e dinamismo dos demais SUVs compactos feitos exclusivamente para o asfalto: até então, você se questiona o porquê de comprá-lo e porque seu preço se nivela aos demais integrantes do segmento.

Porta-malas tem míseros 85 litros com os bancos traseiros no lugar. Para ter um espaço decente, é preciso abaixá-los totalmente.
Porta-malas tem míseros 85 litros com os bancos traseiros no lugar. Para ter um espaço decente, é preciso abaixá-los totalmente.

Mas aí você se lembra de que é um carro feito para encarar um off-road de praticamente qualquer nível sem precisar apelar para modificações e, de fato, quando você opta por ver do que o Jimny Sierra é capaz, tudo fica claro. O jipinho japonês nasceu para te levar onde outros modelos jamais levariam - pelo menos não sem algumas modificações severas.

O entre-eixos longo em relação a carroceria faz com que os balanços dianteiro e traseiro sejam minúsculos, proporcionando excelentes ângulos de ataque, de saída e de passagem por rampas. O grande vão livre do solo somado aos pneus de uso misto completa o conjunto de qualidades que fazem o Jimny Sierra ir a qualquer lugar sem reclamar.

Alavanca seletora de tração fica logo atrás do câmbio, entre os bancos da frente.
Alavanca seletora de tração fica logo atrás do câmbio, entre os bancos da frente.

Acredite quando ouvir de alguém que não é preciso mudar nada no utilitário para torná-lo capaz de encarar trilhas, pois vimos isso na prática. O colocamos para encarar atoleiros, subir/descer grandes desníveis em colinas e tudo o que precisamos fazer foi acionar a tração 4x4 reduzida, botando a alavanca na posição 4L. Ele passou por tudo de primeira.

Mas é importante lembrar que isso vem às custas de sacrifícios no uso cotidiano, principalmente na estrada. A falta de mais motor e de um câmbio mais dinâmico é perceptível, bem como uma certa insegurança para se fazer curvas e frenagens em velocidades mais altas: o ideal para uma direção confortável e sem sustos é se manter a, no máximo, 90km/h.

Grande área envidraçada e colunas estreitas melhoram a visibilidade.
Grande área envidraçada e colunas estreitas melhoram a visibilidade.

No final das contas, o Jimny Sierra se mostrou um "brinquedo de gente grande", entregando um alto nível de competência para o fora-de-estrada. É um típico caso de carro de nicho, projetado para quem busca um produto para uma finalidade específica: nesse caso, a finalidade é sair do asfalto com conforto e alguns recursos de comodidade mais atuais.

Não é uma compra que você deva considerar se procura um veículo para o dia-a-dia/levar sua família. Também não deve ser comparado com Creta, T-Cross e outros parecidos, apesar do preço: ele faz, na terra, o que esses jamais sonhariam em fazer. Em contrapartida, os demais levam você e sua família para os afazeres trivias com muito mais decência.

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