Já reparou que, no Brasil, a Toyota está até hoje sem competir no acirradíssimo segmento dos SUVs compactos? Isso mudará em breve, pois a marca já começou as alterações em suas fábricas brasileiras para iniciar a produção de um modelo inédito assim que possível.
E um desses modelos é o Yaris Cross, um SUV compacto que fará uso de um nome já conhecido do povo tupiniquim, mas que terá uma receita própria e que promete ser bastante competitiva para esquentar ainda mais a briga entre os utilitários compactos. Veja alguns detalhes já confirmados da novidade japonesa e o que podemos esperar.
Design do novo SUV tem jeito de Lexus, submarca de luxo da Toyota.Fonte: Divulgação/Toyota
Dimensões
O Yaris Cross mede 4,31m de comprimento, 1,77m de largura, 1,61m de altura e tem 2,62m de entre-eixos. São medidas que o colocam exatamente na média dos rivais do "primeiro escalão" do segmento; para fins de comparação, ele é mais comprido, mais baixo e estreito do que um Jeep Renegade, mas por uma margem pequena. Já o entre-eixos é um dos maiores.
Vale acrescentar que o Yaris Cross que será fabricado e vendido no Brasil foi desenvolvido em conjunto com a Daihatsu para mercados emergentes, feito sobre a plataforma DNGA. É um produto totalmente diferente do Yaris Cross europeu, que também é vendido no Japão, construído sobre a arquitetura TNGA e um pouco menor, porém, mais sofisticado.
Interior traz elementos próprios, sem muita conexão com os demais Toyota vendidos no Brasil.Fonte: Reprodução/Google
Tecnologia
Lá fora, o Yaris Cross traz um bom nível de tecnologia embarcada e podemos esperar esses recursos (ou uma boa parte deles, pelo menos) para o modelo nacional. Há teto solar panorâmico, faróis Full LED com ajuste elétrico de altura, ar condicionado digital, volante multifuncional, faróis de neblina em LED, entre inúmeros outros recursos.
Ele pode, ainda, vir equipado com recursos semiautônomos de segurança como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída involuntária de faixa, farol alto automático, entre outros. Há também cluster 100% digital de instrumentos, central multimídia com tela tipo flutuante, entre outros. Resta saber quais deles estarão no "pacote Brasil".
Olhando de lado, é possível perceber semelhanças com Corolla Cross e RAV4, por exemplo.Fonte: Divulgação/Toyota
Mecânica
Na parte mecânica, o Yaris Cross deverá trazer duas opções. A primeira delas é o conhecido motor 1.5 aspirado de quatro cilindros e flex que equipa os Yaris hatch e sedan, capaz de gerar até 110cv e 14,9kgfm de potência e torque máximos, aliado sempre a um câmbio automático do tipo CVT que oferece simulação de sete marchas no modo manual.
A outra opção também é um 1.5, mas espera-se que seja o conjunto híbrido usado pelo Yaris Cross lá fora, composto por um motor elétrico em uma arquitetura igual a dos Corolla e Corolla Cross, mas com uma bateria ainda menor para reduzir o peso e os custos, também com transmissão CVT. Mais detalhes sobre a versão nacional do SUV podem surgir a qualquer momento
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