Durante o evento Snapdragon Tech Summit, a Qualcomm revelou que firmou uma parceria com o Google para levar mais inteligência artificial generativa ao segmento automotivo. O acordo entre as duas empresas visa desenvolver tecnologias refinadas para as fabricantes de carros, como assistentes de voz próprios.
A parceria entre as gigantes tem em vista unificar a experiência no desenvolvimento de chips da Qualcomm e as soluções de software e IA que a Google têm criado nos últimos anos. Dessa forma, o projeto quer oferecer um pacote completo para que as grandes montadoras de veículos possam desenvolver seu próprio assistente virtual exclusivo para integrar os veículos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa tecnologia será desenvolvida com base no sistema operacional Android Automative e nas capacidades do Google Cloud. O mais interessante é que o sistema das duas empresas seria separado de outros dispositivos, sem a necessidade do usuário conectar seu smartphone ao veículo para a integração acontecer.
IA desenvolvida pelas montadoras só deve funcionar por meio de chips Snapdragon.Fonte: Qualcomm
Assistente dará dicas ao motorista
Entre as funcionalidades descritas pela Qualcomm está a capacidade de detectar quando o motorista está sonolento e indicar uma cafeteria próxima. A tecnologia também poderá indicar locais interessantes, explicar e avisar sobre placas que o motorista perdeu e sugerir restaurantes por perto.
Além do anúncio, a Qualcomm anunciou as novas tecnologias Snapdragon Cockpit Elite e Snapdragon Ride Elite. O primeiro recurso foca em aprimorar os sistemas de infotenimento do veículo, enquanto o segundo utiliza bastante IA para controlar o ecossistema de direção autônoma.