Em detalhes: a tecnologia por trás do super-SUV de R$1,4 milhão da Porsche

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Imagem: Yuri Ravitz

Já faz um bom tempo que o mundo dos carros anda de mãos dadas com o universo da tecnologia e a tendência é que essa conexão se torne cada vez mais forte. Seja um modelo de entrada ou um superesportivo de milhões, o nível tecnológico está cada vez mais alto.

Um ótimo exemplo de todo esse poderio hi-tech que melhora nosso convívio diário sobre rodas é o SUV alemão que testamos recentemente: o Cayenne Turbo GT. Estamos falando de um super utilitário esportivo cujo preço começa em R$1.410.000 e que, além do desempenho irretocável, oferece um altíssimo nível de tecnologia embarcada que você verá em detalhes.

A reestilização da linha 2024 trouxe faróis Matrix de série para todas as versões.A reestilização da linha 2024 trouxe faróis Matrix de série para todas as versões.Fonte:  Yuri Ravitz 

Começando pelos faróis, o Cayenne Turbo GT incorpora a tecnologia Matrix em HD. A altura do facho de luz é controlada automaticamente de acordo com a velocidade e a inclinação da carroceria, contando com o auxílio de um sensor no eixo traseiro. Assim, o sistema pode garantir a máxima visibilidade do farol baixo sem ofuscar os veículos adiante.

Além disso, o acréscimo da sigla HD ao sistema Matrix sinaliza a presença de um sistema bem mais sofisticado do que o presente em carros como o VW ID.4, por exemplo. No Turbo GT, são nada menos do que 32 mil microscópicos LEDs em cada farol, dispostos em quatro projetores prontos para fornecer feixes de luz alta com cortes milimétricos dos automóveis à frente.

Cayenne em carroceria coupé traz aerofólio traseiro escamoteável de série em todas as versões.Cayenne em carroceria coupé traz aerofólio traseiro escamoteável de série em todas as versões.Fonte:  Divulgação/Porsche 

Outro recurso interessante é o aerofólio traseiro escamoteável que, embora não seja uma exclusividade da versão Turbo GT, existe apenas para os Cayenne Coupé. Durante a condução, ele se ergue automaticamente a partir de 95km/h para fornecer força aerodinâmica extra, ajudando na estabilidade geral. De igual modo, ele se recolhe sozinho abaixo de 60km/h.

Tão importante quanto andar muito é conseguir parar na mesma medida e, para isso, o Turbo GT recebe os famigerados freios de carbono-cerâmica de série, cuja marca registrada são as enormes pinças amarelas que trazem 10 pistões nas dianteiras e 4 nas traseiras. Os discos também são imensos: 440mm de diâmetro na dianteira e 410mm na traseira.

Há nada menos do que três telas na cabine, sendo que a do passageiro é opcional.Há nada menos do que três telas na cabine, sendo que a do passageiro é opcional.Fonte:  Yuri Ravitz 

Por dentro, o Cayenne Turbo GT traz um quadro de instrumentos 100% digital e personalizável, utilizando uma tela de 12,6" curva que trabalha junto da central multimídia PCM equipada com um display de 12,3". Há ainda uma terceira tela de 10,9" disponível como opcional para o passageiro que pode exibir GPS, rádio e outras funções de apoio ao condutor.

Ainda falando de opcionais, o Cayenne testado por nós trazia o Head-Up Display que custa R$10.676 à parte e exibe velocidade, conta-giros, bússola ou até mesmo as informações dos assistentes semiautônomos de condução direto no para-brisa. Por fim, há o pacote de entretenimento traseiro com duas telas de 10,1", entrada HDMI e wi-fi nativo por R$18.680.

Assistente de visão noturna ajuda a chamar a atenção para pedestres e animais grandes.Assistente de visão noturna ajuda a chamar a atenção para pedestres e animais grandes.Fonte:  Yuri Ravitz 

Um bom auxiliar para os faróis Matrix em HD é o assistente de visão noturna, disponível por R$18.977. Uma câmera infravermelha instalada no nicho esquerdo do para-choque frontal exibe imagens direto no painel de instrumentos, destacando pedestres e animais grandes em conjunto com os faróis matriciais. Alertas visuais e sonoros completam a funcionalidade.

Voltando a falar dos itens de série, o Cayenne Turbo GT é equipado com o sistema de som da Burmester com 21 alto-falantes (incluindo um subwoofer) e 1.455 watts de potência, tecnologia 3D e surround, tudo configurado diretamente pelo multimídia. É possível equalizar o som ao seu gosto, bem como ajustar o nível do efeito 3D da música pela cabine.

As telas traseiras complementam a experiência de quem viaja no banco traseiro com Netflix nativo.As telas traseiras complementam a experiência de quem viaja no banco traseiro com Netflix nativo.Fonte:  Yuri Ravitz 

Portas com fechamento por sucção, iluminação ambiente nas quatro portas e na região dos pés dos quatro ocupantes, aquecimento em três níveis para todos os bancos, ar condicionado personalizável individualmente para os quatro ocupantes em ventilação, temperatura e direção do ar são apenas mais alguns dos inúmeros mimos que o Cayenne Turbo GT oferece.

Tudo isso somado ao desempenho brutal fornecido pelo 4.0 V8 biturbo e o câmbio automático de oito marchas fazem dele um dos carros mais impressionantes, rápidos e tecnológicos já avaliados até hoje pelo TecMundo. Não deixe de conferir nossa avaliação completa com ele através desse link.

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