BYD faz recall de quase 100 mil carros; unidades no Brasil serão afetadas?

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Imagem: Getty Images/Reprodução

A BYD anunciou no domingo (29) um recall de quase 100 mil carros elétricos devido a uma falha na unidade de controle de direção que pode levar a riscos de incêndio nesses veículos. O problema afeta os modelos Dolphin e Yuan Plus, os mais vendidos da marca no ano passado.

O chamado abrange um total de 96.714 unidades dessas duas versões fabricadas na China. Desse grupo, 8.952 veículos foram produzidos entre 2 de novembro de 2022 e 19 de junho de 2023, enquanto 87.762 automóveis saíram da linha de produção entre os dias 4 de fevereiro de 2023 e 26 de dezembro de 2023.

Vendido no Brasil, o BYD Yuan Plus é um dos modelos afetados pelo recall.Vendido no Brasil, o BYD Yuan Plus é um dos modelos afetados pelo recall.Fonte:  BYD/Divulgação 

Conforme explicou a Administração Estatal de Regulamentação de Mercado da China (SAMR), o defeito no controlador da coluna de direção hidráulica eletrônica pode causar microfissuras, resultando em superaquecimento e curto-circuitos. Assim, há riscos de incêndio no veículo.

Proprietários dos carros chamados para o recall da BYD estão sendo avisados por e-mail, telefone e WeChat. Após a convocação, eles devem levar seus veículos elétricos à concessionária da marca mais próxima para a troca da peça defeituosa, serviço que será realizado gratuitamente.

De acordo com a imprensa chinesa, os recalls feitos pela marca são raros. O último aconteceu em 2022, envolvendo algumas unidades do híbrido plug-in Tang por causa de um defeito na bateria, igualmente aumentando a possibilidade de incêndio.

Modelos vendidos no Brasil foram afetados?

O TecMundo entrou em contato com a BYD questionando se o recall também será feito no Brasil. Em nota, a empresa explicou que os modelos nacionais não foram afetados.

Confira, a seguir, a nota completa da empresa:

"Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil".

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