De vez em quando, os fabricantes de veículos gostam de mostrar o que são capazes de fazer quando não se preocupam tanto com custos ou volume de vendas, entre outros fatores. O inédito Ford Mustang GTD é um perfeito exemplo desse exercício criativo.
Apresentado pela primeira vez em agosto de 2023, o Mustang GTD é, basicamente, um GT3 autorizado a andar nas ruas normalmente. Ele nasce como um Mustang normal na planta de Flat Rock, nos EUA, e então é levado até o Canadá onde as equipes da Ford Performance e da fornecedora Multimatic o transformam no monstruoso GTD.
Aerodinâmica ativa, carroceria alargada, rodas de magnésio... está longe de ser um Mustang qualquer.Fonte: Divulgação/Ford
Equipado com um motor 5.2 V8 sobrealimentado por compressor (supercharger), ele gera até 815cv e 91,8kgfm de potência e torque máximos. É o Mustang de rua mais rápido e poderoso já feito, capaz de atingir 325km/h de velocidade máxima. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com oito velocidades e a tração é unicamente traseira.
Por fora, ele é facilmente reconhecível pela carroceria alargada, para-choques exclusivos, rodas de 20 polegadas (que podem ser em alumínio forjado ou magnésio) com pneus de 325mm na dianteira e 345mm na traseira, além da enorme asa traseira cujo ângulo pode ser alterado eletronicamente para favorecer a estabilidade ou a velocidade.
Interior traz peças em fibra de carbono e até uma "janelinha" para você ver a suspensão traseira.Fonte: DIvulgação/Ford
Há muita fibra de carbono tanto por dentro quanto por fora, além de "flaps" dianteiros que atuam junto da asa traseira para melhorar o fluxo de ar pela carroceria. A distribuição de peso é próxima dos 50/50, ou seja, quase perfeitamente balanceada entre a dianteira e a traseira. Onde seria o porta-malas se abriga o sistema de suspensão semi-ativa.
Ela pode modificar a altura do carro em relação ao solo, reduzindo-a em até 40mm (4 centímetros) quando o modo de condução Track (pista) é selecionado. Por fim, o sistema de escape feito de titânio traz uma válvula interna que permite alterar o fluxo dos gases de escape e o ronco do motor, deixando o Mustang GTD ainda mais visceral e veloz.
No lugar dos bancos traseiros, uma vigia permite que a suspensão traseira seja observada em tempo real.Fonte: Divulgação/Ford
Com tudo isso, o Mustang GTD também é um dos mais caros da história: seu preço começa em 300 mil dólares americanos (US$), o suficiente para comprar nada menos do que três Mustang Dark Horse Premium recheados de opcionais ou cinco unidades do GT Performance, o mesmo modelo vendido atualmente no mercado brasileiro.
A Ford não fala em números de produção, porém, a estimativa é de 1.400 exemplares. Nesse momento, a ideia é fabricá-lo por dois anos, mas isso pode se estender: só nos EUA e Canadá foram feitas 7.500 inscrições de interessados em adquirir um exemplar. Se viesse ao Brasil, não custaria menos de 2 milhões de reais; um GT Performance atualmente sai por 529 mil reais.
Categorias