A Tesla apagou o próprio artigo em que citava que todos os carros da montadora seriam capazes de ser 100% autônomos no futuro. No fim de semana, a empresa fez uma limpeza de conteúdo no blog oficial, e excluiu todas as publicações feitas antes de 2019.
De acordo com o site Electrek, a limpa parece ter acontecido na última sexta-feira (23). Antes da data, o blog oficial da Tesla mantinha posts que datavam desde o começo da marca.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma das exclusões mais importantes foi o artigo publicado em 2016 "All Tesla Cars Being Produced Now Have Full Self-Driving Hardware" ("Todos os carros da Tesla produzidos a partir de agora têm hardware para direção totalmente autônoma", em tradução livre). No texto, a Tesla prometia que todos os carros da marca seriam capazes de dirigir sozinhos no futuro, e que bastariam algumas atualizações de software para isso.
No artigo publicado em 2016, a Tesla prometeu que todos os carros produzidos daquele ano em diante seriam 100% autônomos no futuro.Fonte: GettyImages
Boa parte dos artigos ainda estão disponíveis no Internet Archive, então o conteúdo não foi perdido para sempre.
Apagão de conteúdo
De toda forma, a exclusão do conteúdo deixa para trás uma parte importante da história da Tesla. Além disso, apaga promessas importantes, como a autonomia total de veículos.
"Estamos entusiasmados em anunciar que, a partir de hoje, todos os veículos da Tesla produzidos nas nossas fábricas (incluindo o Model 3) terão hardware necessário para autonomia total com nível de segurança significativamente superior a de uma condução humana", dizia o artigo.
"Os veículos Model S e Model X com esse novo hardware já estão em produção, e consumidores podem comprá-los hoje", continuava o post.
Atualmente, todos os carros da Tesla atingem o nível 3 de automação. Isto é, eles são capazes de tomar decisões de forma automática com base em dados captados por sensores, mas ainda exigem a atenção do motorista para intervir em determinadas situações.
A automação plena, ou autonomia de nível 5, é quando o sistema do veículo consegue assumir a direção e nem requer a presença de um humano. Neste caso, o veículo não precisa nem ser construído com volantes e pedais para o condutor.
Quase 100% autônomos, mas por um preço
Mais recentemente, a Tesla anunciou que veículos da companhia avançariam mais um nível de autonomia, mas seria necessário um upgrade de hardware — pago, obviamente — para fazer isso acontecer. A condução ainda exigiria atenção do consumidor. A novidade contradiz a promessa feita em 2016.
Somente o tempo vai dizer se a limpeza de conteúdo tem alguma relação a quebra de promessas, porém. De qualquer forma, a exclusão do artigo certamente não é um bom sinal para quem espera a inauguração da novidade.