Agora é oficial: Chevrolet deixa de oferecer Cruze sedan e hatch no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Agora é oficial: Chevrolet deixa de oferecer Cruze sedan e hatch no Brasil
Imagem: Divulgação/Chevrolet
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Depois de muitas incertezas e especulações, finalmente se oficializa o fim de vida do Chevrolet Cruze em suas duas carrocerias. O modelo já não era mais fabricado desde o fim do ano passado e agora foi retirado do site brasileiro da marca.

Até então, ele era oferecido em quatro versões para a carroceria sedan e uma para a hatch, conhecida pelo nome Sport6: o sedan vinha nas configurações LT, Midnight, LTZ e Premier com preços entre R$149.990 e R$179.660. O hatch era oferecido unicamente na variante RS pelo preço de R$169.670.

Desde a saída do Volkswagen Golf do mercado brasileiro, o Cruze Sport6 era o único hatch médio de marca generalista (não-premium) à venda no país, deixando os fãs do segmento carentes de opções. Já o Cruze sedan era um dos poucos remanescentes dos sedans médios "acessíveis": agora restam apenas o BYD King, o Toyota Corolla e o Nissan Sentra.

Cruze veio para substituir o Vectra e fez bastante sucesso, apesar do atraso.Cruze veio para substituir o Vectra e fez bastante sucesso, apesar do atraso.Fonte:  Divulgação/Chevrolet 

A trajetória do Cruze no mercado brasileiro começou em 2011, três anos após sua estreia global. O modelo chegou para substituir o cansado Vectra e era fabricado em São Caetano do Sul, SP, oferecido sempre com motor 1.8 aspirado flex de até 144cv e 18,9kgfm e opções de câmbio manual ou automático convencional, ambos de seis marchas.

A carroceria hatchback estreou no ano seguinte, adotando o nome Sport6 e a mesmíssima configuração mecânica, mas com um estilo mais esportivo e jovial somado a recursos que não existiam no sedan como o teto solar elétrico e um kit de carroceria ligeiramente mais agressivo com para-choques e saias exclusivos.

Em 2017 foi a vez da segunda geração chegar nas mesmas carrocerias sedan e hatch, porém, com mudanças importantes no pacote tecnológico e no conjunto mecânico. O motor 1.8 aspirado deu lugar a um novo 1.4 turbo, também flex, de até 153cv e 24,5kgfm com uma caixa automática de seis marchas atualizada; ele não foi oferecido com câmbio manual.

Cruze Sport6 foi o último hatch médio Cruze Sport6 foi o último hatch médio "acessível" no Brasil.Fonte:  Divulgação/Chevrolet 

A saída do Cruze sinaliza e reforça a mudança de comportamento do consumidor que tem preferido os SUVs de maneira geral. Modelos como Honda Civic e VW Jetta, por exemplo, que antes eram figuras frequentes nas ruas, hoje se restringem a modelos de nicho: o japonês se tornou híbrido e o alemão, esportivo, ambos com preços de tabela acima dos R$240.000.

O próprio Cruze já havia sido descontinuado em 2019 nos vários países onde era produzido como Estados Unidos, México, China e Coréia do Sul; a planta de Santa Fe, na Argentina, foi a única a manter sua produção até o final de 2023. Agora, a fábrica no país vizinho se dedicará a outros modelos, além de peças de reposição para o sedan e o hatch que se despedem.

Cupom Pneu Store

Compre pneus Pirelli, Bridgestone, Speedmax e muitos outros com desconto! Aproveite o Cupom Pneu Store e economize em suas compras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.