Novo Corvette ZR1 é apresentado com motor V8 biturbo de mais de 1.000cv

2 min de leitura
Imagem de: Novo Corvette ZR1 é apresentado com motor V8 biturbo de mais de 1.000cv
Imagem: Divulgação/Chevrolet

Uma longa espera de cinco anos finalmente acabou. A Chevrolet apresentou, na noite desta quinta (25/07), o aguardado Corvette ZR1 da atual geração, de codinome C8, e fez toda a demora valer a pena ao entregar a versão mais brutal da história do supercarro americano.

Atualmente na oitava geração, o Corvette contava com as variantes Stingray, Z06 e a polêmica E-Ray com mecânica híbrida em seu portfólio; faltava a ZR1 que, desde a quarta geração, ocupa o topo da cadeia do esportivo em termos de tecnologia embarcada, trabalho aerodinâmico e, principalmente, alta performance. Apenas a geração C5 ficou de fora da linhagem.

Para o novo ZR1, a Chevrolet preparou um 5.5 V8 biturbo que entrega nada menos do que 1.078cv e 114,4kgfm de potência e torque máximos. Não só é o Corvette mais poderoso de todos os tempos como também é o dono do V8 mais forte já colocado até hoje em um carro de produção, desbancando o Dodge Challenger SRT Demon 170, antigo recordista.

Hysteria Purple é uma das opções de cores do novo ZR1.Hysteria Purple é uma das opções de cores do novo ZR1.Fonte:  Divulgação/Chevrolet 

A marca ainda não falou sobre o tempo de 0 a 100km/h, mas afirma cumprir o famoso 1/4 de milha (400 metros) abaixo dos 10 segundos, algo que somente os carros mais velozes conseguem. O mais impressionante é que o 5.5 V8 não usa de eletrificação para entregar tamanha performance e a tração é unicamente traseira. Já a máxima é de 346km/h.

Por fora, o novo ZR1 traz visual inspirado na versão Z06, porém, com retoques para ficar ainda mais agressivo. Além disso, a Chevrolet oferece um pacote chamado ZTK que acrescenta uma grande asa traseira e outras modificações externas para entregar mais de 500kg de pressão aerodinâmica (downforce) sobre a carroceria, garantindo curvas em altíssima velocidade.

Mais detalhes interessantes incluem a janela traseira dividida, uma homenagem ao passado do esportivo, bem como o teto com a porção central removível (targa), rodas de 20 polegadas na dianteira e 21" na traseira, discos de freio de carbono-cerâmica de 400mm de diâmetro (quase uma roda aro 16!) na dianteira e 390mm na traseira, entre vários outros.

Assim como o exterior, a cabine pode receber diferentes cores e acabamentos.Assim como o exterior, a cabine pode receber diferentes cores e acabamentos.Fonte:  Divulgação/Chevrolet 

Apesar da estreia global, ainda vai demorar para vermos o novo Corvette ZR1 pelas ruas: a produção começará apenas no ano que vem. A montadora também não falou em preços, entretanto, um Z06 atualmente começa em US$112.700 e é a versão mais cara até agora; o ZR1 poderá facilmente passar de 150 mil dólares sem opcionais. Para o Brasil, somente por importação independente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.