A Mercedes-Benz descontinuou silenciosamente o EQC, primeiro modelo da empresa a adotar o prefixo EQ usado para a linha de veículos 100% elétricos. O automóvel saiu de linha no segundo trimestre de 2023, mas o anúncio oficial aconteceu só agora, em 2024.
Jan Weber, responsável pela comunicação internacional dos produtos EQ, confirmou em um e-mail ao portal Motor1 que o SUV médio elétrico foi descontinuado há mais de um ano. No entanto, a marca nunca falou abertamente sobre o fim do EQC. A postura é fora do comum para um produto que deu início a uma era importante para a companhia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O EQC foi lançado em 2019 como a versão de produção do EQ Concept e foi vendido no Brasil entre 2020 e 2023. Construído sobre a plataforma MRA, de 2014, o modelo é uma derivação 100% elétrica do GLC que, por sua vez, é o SUV oriundo do Classe C. Ele traz carroceria e interior próprios, sem uma conexão clara com o "irmão" a combustão.
Apesar de ser um modelo de produção, o EQC manteve o jeito de carro conceitual.Fonte: Divulgação/Mercedes-Benz
O veículo foi oferecido mundialmente em uma única configuração, chamada de EQC 400, com motores nos dois eixos capazes de alcançar até 408cv e 77,5kgfm, alimentados por uma bateria de 80kWh. Ele leva 5,1 segundos para ir de 0 a 100km/h e atinge 180km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente. A autonomia, segundo o ciclo WLTP, é de até 417km.
O EQC chegou ao Brasil logo no primeiro bimestre de 2020, importado da Alemanha, pelo preço de R$ 575 mil, que o posicionava como o elétrico mais caro do país na época. Dois anos depois, ganhou uma versão AMG Line com kit estético esportivo, interior atualizado e rodas de 21 polegadas pelo preço de R$670 mil. A mecânica era a mesma de sempre.
Apesar de ostentar a estrela de três pontas, o EQC nunca foi um sucesso de vendas. Fabricado na Alemanha e na China, de onde era exportado para diferentes países, nunca chegou aos Estados Unidos por conta do que a marca chama de "análise abrangente da evolução do mercado". Estima-se que a produção total tenha ficado abaixo de 70 mil unidades.
Novo sedan elétrico deverá adotar o nome EQC.Fonte: Car Sales
Apesar de tudo, o nome EQC não deverá sumir no limbo. A Mercedes-Benz vem testando um misterioso sedan que, ao que tudo indica, será a esperada versão 100% elétrica do Classe C para bater de frente com modelos como BMW i4, Tesla Model 3 e o futuro Audi A4 que também chegará movido a eletricidade.
Fontes
Categorias