Embora o grupo Stellantis esteja com bastante força no mercado brasileiro, ele ainda está atrasado na oferta de carros de passeio eletrificados. Tirando o Jeep Compass 4XE (híbrido) e o Fiat 500e (elétrico), não há nenhum outro veículo da empresa com essa proposta à venda no Brasil, mas a situação promete começar a mudar em breve.
Com a aquisição de 21% da Leapmotor, uma startup chinesa criada em 2015, a Stellantis conseguiu unir o útil ao agradável, aliando a expertise da novata com a sua força e expressão no mercado global, planejando uma linha de modelos que começarão a operar na Europa em setembro para depois chegarem a outros mercados como o Brasil, por exemplo.
O T03, primeiro cotado para nós, é um subcompacto 100% elétrico que mede 3,62m de comprimento, 1,57m de altura, 1,65m de largura e tem 2,40m de entre-eixos. É um porte muito próximo ao do Renault Kwid com quem ele rivalizará por aqui na versão elétrica E-Tech, além do BYD Dolphin Mini, um pouco maior, mas ainda dentro da proposta.
Uma unidade camuflada foi flagrada no Brasil e publicada no perfil Mentiras Automotivas.Fonte: Reprodução/Instagram
Seu conjunto elétrico é composto por um motor dianteiro que, segundo dados da própria marca, oferece potência máxima de 75 a 95cv dependendo da versão, alimentado por uma bateria de 41,3kWh que garante até 280km de autonomia segundo o ciclo WLTP. Tudo isso pode mudar quando o T03 chegar ao Brasil, de acordo com o desejo da Stellantis de posicioná-lo em uma faixa específica de preço e concorrência.
Se o modelo nacional seguir o estrangeiro, virá bem equipado com recursos como: painel de instrumentos 100% digital, teto panorâmico, condução semiautônoma de nível 2, freio eletrônico de estacionamento, seletor de modos de condução, entre outros. Apesar disso, especula-se que a Stellantis queira vendê-lo a preços competitivos, o que significa cortes em alguns recursos para custar abaixo de R$100.000.
Interior passa qualidade de construção e harmonia de elementos.Fonte: Divulgação/Leapmotor
O certo até agora é que o subcompacto chinês já está em solo brasileiro e tem sido testado em nossas condições de rodagem para ajustes de motor, autonomia, suspensão e outros componentes vitais para a condução. Como a camuflagem não está das mais pesadas, é possível que o lançamento aconteça ainda em 2024 ou, mais tardar, no primeiro semestre de 2025. Outros produtos da Leapmotor acompanharão na sequência.
Acompanhe diariamente o TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre o mercado das quatro rodas. Até breve!
Categorias