Os carros elétricos estão se tornando cada vez mais comuns em nosso dia a dia. Entretanto, ainda há muita gente com uma série de dúvidas em relação aos veículos. E a principal delas é justamente sobre a autonomia desse tipo de automóvel, uma vez que a sua bateria é mais utilizada que nos modelos convencionais.
Para isso, é preciso tomar uma série de cuidados. Desde os mais básicos, que funcionam com qualquer aparelho eletrônico que possua uma bateria, até dicas valiosas para evitar o uso dela em excesso.
E para te ajudar nisso, hoje o TecMundo reuniu uma lista com dicas de como economizar energia de carros elétricos. Confira!
- Confira também: 8 dicas para viajar de carro elétrico com segurança
Cuidados com a recarga da bateria
A primeira dica é também uma das mais importantes: o cuidado com a bateria do seu carro elétrico. A começar pela forma com que você faz a recarga. Sempre que puder, mantenha a porcentagem dela entre 20% a 80%, que é o recomendado para que ela tenha uma vida útil maior.
Além disso, evite andar sempre com a bateria carregada em 100%, ao menos que você precise fazer uma viagem longa, e que possa vir a utilizar toda a carga. Forçar o carregamento ao limite pode prejudicar a saúde dela com o passar do tempo. Além disso, após 80%, a recarga é mais lenta, levando mais tempo do que quando ela vai de 0% a 80%.
Evite andar sempre com a bateria com menos de 20% de carga ou mais que 80%.Fonte: GettyImages
Vale lembrar que veículos mais modernos contam com um sistema interno que já faz esse tipo de medição. Ou seja, embora a porcentagem mostre um valor, na prática ele está acima ou abaixo do apresentado. Por exemplo, por mais que no visor esteja apontando 10% de bateria, na verdade há uma reserva maior, justamente para evitar esse danos à bateria. .
Por fim, também é indicado que você não use o carregamento rápido a todo momento. O ideal é que ele seja feito apenas em casos de necessidade, como em postos no meio de uma viagem, ou quando você precisa utilizar o carro e ele não tem carga o suficiente. Esse método força demais a bateria, e com o seu uso frequente, pode fazer com que ela dure menos tempo que o normal.
Evite que o método de carregamento rápido do seu carro seja frequente.Fonte: GettyImages
Evite o uso desnecessário de acessórios e ar condicionado
Outra dica valiosa é sempre ficar atento ao que está consumindo bateria do seu carro de forma desnecessária. Por exemplo, ao fazer uma viagem em temperatura amena, evite o uso do ar-condicionado, já que ele é responsável por um alto consumo da sua bateria. O mesmo vale para aparelhos carregando dentro do carro, como celulares e outros dispositivos.
O motivo é que, nos automóveis normais, o ar condicionado utiliza o motor para fazer a refrigeração, que por sua vez consome mais combustível. Já nos carros elétricos, tanto o funcionamento do veículo, quanto do ar condicionado e outros acessórios, consomem a mesma bateria.
Para poupar bateria, evite o uso desnecessário do ar condicionadoFonte: GettyImages
Em alguns modelos mais atuais, há uma opção chamada Modo Econômico. Nela, como o próprio nome sugere, o veículo usa menos bateria para fazer determinadas funções, seja no uso de acessórios, como até mesmo no desempenho do carro.
Pneus ideais para carros elétricos
Por incrível que pareça, os pneus também podem afetar diretamente no consumo de bateria do seu carro elétrico. Para isso, o ideal é usar modelos feitos para o uso neste tipo de veículo. Eles possuem uma tecnologia voltada para uma melhor performance, que por sua vez diminui o consumo de energia do seu carro nas estradas.
Mas se você não quer optar por pneus especiais, basta tomar cuidados básicos com os do seu carro. Sendo assim, faça a revisão com frequência e, sempre que possível, verifique a pressão dos pneus para evitar que o carro faça mais esforço e, consequentemente, gaste mais bateria.
Fazer a manutenção dos pneus também ajuda a economizar a bateria do seu carro elétrico.Fonte: GettyImages
Cuidado com o excesso de velocidades e arrancadas
O consumo da bateria do seu carro aumenta à medida com que o esforço que faz. Por exemplo, forçar a aceleração de saída, ou até mesmo andar acima do limite de velocidade, fazem com que o carro elétrico gaste mais energia para dar conta do recado.
Dessa forma, basta evitar esse tipo de prática, conduzindo-o dentro dos limites estabelecidos, e evitando forçar os componentes. Com isso, além de poupar bateria, você também preserva a saúde do seu veículo a longo prazo.
Evite abusar da velocidade para que seu carro não consume mais energia que o necessário.Fonte: GettyImages
Agora que você já sabe como economizar energia na estrada, não precisa mais se preocupar em ter que ficar pelo meio do caminho durante uma longa viagem.
Gostou do conteúdo? Republique em suas redes sociais e deixe seus seguidores por dentro desse tutorial. Até a próxima!