Na semana passada, a China foi palco para uma verdadeira visão do mercado dos elétricos nos próximos 5 anos. Marcas como a Volkswagen e a Volvo colocaram suas cartas na mesa e a Audi também não ficou de fora da festa e mostrou o seu conceito E-Tron Sportback, que deve chegar às ruas já em 2019.
O modelo será um SUV (com cara de crossover) 100% elétrico e com uma autonomia estimada em 500 quilômetros graças à bateria de 95 kWh – que poderá chegar a 150 kWh quando o E-Tron for lançado oficialmente. Ele contará com três motores elétricos, um no eixo dianteiro e dois atrás, que poderão fornecer um total de 370 kW de potência, o equivalente a 500 cv.
Por fora o E-Tron Sportback se parece muito com o conceito E-Tron Quattro, com uma pequena diferença: a traseira. Com uma pegada ironicamente similar a da BMW X6M, o modelo é bem mais “coupé” do que SUV, o que lhe confere o aspecto de crossover citado antes.
Na parte de dentro, o que se tem é um interior extremamente futurista, com duas telas separadas no console central: uma para o sistema de infoentretenimento e outra para os controles de ar condicionado e demais funções do veículo.
O painel também é digital e existe ainda um quarto display que fica no painel, em frente ao passageiro, que mostra informações que a Audi considera relevantes para alguém que não estará dirigindo.
Os ocupantes da parte de trás também contam com seu próprio sistema de infoetretenimento, localizados... Bem, próximos à maçaneta da porta e contam com uma função que mostra a imagem das câmeras que fazem o papel de retrovisores laterais, com o objetivo de evitar qualquer perigo na hora de abrir a porta.
O carregamento das baterias do E-Tron Sportback poderá ser feito sem o uso de cabos, através de uma plataforma específica da Audi que é utilizada no lugar de estacionamento do veículo. O GPS do carro também é capaz de avaliar o trajeto planejado pelo motorista para traçar uma estratégia de uso ótimo de energia através da regeneração por frenagem ou inércia.
Dos três motores, apenas um é utilizado a todo momento, que é o dianteiro. Os dois traseiros só entram em ação em situações de pouca aderência, muita carga ou caso você opte por andar com a tração integral de forma permanente. No modo “Sport”, inclusive, a maior parte da potência é despejada no eixo traseiro e fazer com que o E-Tron Sportback faça de 0 a 100 km/h em apenas 4,65 segundos.
A Audi prevê que várias versões do elétrico serão vendidas, com variação na potência principalmente, e o valor esperado de lançamento é acima dos US$ 75 mil, o que dá algo em torno de R$ 235 mil. A expectativa, no entanto, é de que o veículo tenha uma grande presença forte no mercado chinês, que corre para lidar com problemas de poluição do ar causado pelo excesso de carros nas ruas.