Em meados deste mês, a Offensive Security, renomada organização na criação e treinamento de soluções de segurança digital, anunciou o lançamento de um novo projeto. Trata-se do NetHunter, uma plataforma de teste de invasões baseado no Kali Linux e no Android.
O software promove uma série de ferramentas que podem ser usadas para lançar ataques em redes wireless ou computadores com baixa proteção através de uma conexão USB.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sendo compatível com os aparelhos da linha Nexus da Google, o NetHunter basicamente emula uma interface de interação humana e envia comandos que simulam um teclado na máquina com Windows, o qual por sua vez está programado para executar tarefas maliciosas e comprometer a segurança do sistema.
Em ação
A plataforma pode ser vista em ação no vídeo acima. Nele, o apresentador exibe um computador com Windows 8.1 — que será a “vítima” —, um Nexus 5 dotado do NetHunter e um segundo notebook, o qual também possui uma versão do SO hacker e tem a missão de atuar como servidor e dar suporte para a operação realizada pelo eletrônico portátil.
O gadget é conectado ao computador via cabo USB. Depois, é aberto o aplicativo que carrega a central de navegação e são acionados alguns recursos programados para invadir e controlar o Windows. Em seguida, é possível ver o sistema do computador sendo manipulado pelo software.
Nesse caso, foi realizado um ataque que consiste na construção de um túnel reverso HTTP para desviar o tráfego de dados da conexão com a internet para uma estação remota. Contudo, é válido salientar que o NetHunter ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e essa é apenas uma das funções planejadas e programadas para ele.
Categorias