(Fonte da imagem: Divulgação/Kickstarter)
O site de financiamento de projetos Kickstarter anunciou neste sábado (15) que o serviço sofreu um ataque hacker que comprometeu informações pessoais de clientes. A plataforma garante que dados de cartões de crédito não foram acessados pelos invasores e que nenhuma atividade não autorizada foi efetuada durante a exploração da falha de segurança.
Bastante abalado pelo incidente, o Kickstarter classificou o ataque como "frustrante e irritante", mas avisou que os sistemas de segurança serão reforçados até os próximos meses, além de iniciar trabalhos de investigação com oficiais da lei para tentar identificar os responsáveis e o motivo da invasão.
O ataque teria acontecido na quarta-feira (12) e as possíveis informações acessadas incluem endereços de email, nomes de usuário, senhas e números de telefone. Como apenas os quatro últimos dígitos e a data de validade do cartão de crédito são armazenados, dificilmente algo envolvendo dinheiro possa ocorrer. Quem faz o login a partir do Facebook também não deve ter problemas.
A brecha foi imediatamente fechada após a notificação de invasão e, até o momento, apenas duas contas "registraram uma atividade suspeita", embora detalhes sobre essas ações não tenham sido divulgados.
Proteja sua conta
Como precaução, o Kickstarter recomenda que qualquer usuário cadastrado no site troque a senha da conta. Para quem precisa de ajuda, o Tecmundo tem tutoriais sobre como construir uma senha fácil e segura, como usar códigos feitos com o método MUNGE e que explicam por que sequências difíceis podem não ser tão efetivas.
Fontes
Categorias