É fim de ano e geralmente recebemos inúmeras propagandas e realizamos nossas compras, mas também somos alvos muito visados por criminosos. A Easy Solutions — desenvolvedora de soluções de segurança — publicou uma lista com os ataques cibernéticos mais comuns durante esta época:
- Emboscada do chefe – os criminosos se passam por CEO ou CFO de uma empresa e solicitam transferências para o financeiro.
- Ofertas no Facebook – hackers usam perfis falsos de empresas legítimas para enganar os usuários e roubar informações bancárias.
- Phishing – os fraudadores criam aplicativos falsos de empresas famosas que utilizam transações de dinheiro, a pessoa instala o software que contém um malware.
- Entrega de pacotes – os cibercriminosos roubam endereços de email utilizados para entregas nas empresas e enviam mensagens enganosas, como uma entrega que não pode chegar ao destino se não for liberada uma quantia em dinheiro.
A Easy Solutions também divulgou algumas formas de se proteger desses ataques:
- Instalar um sistema de proteção contra ameaças externas, como um sistema de monitoramento de fontes de informação fornecidas para a empresa.
- Integrar autenticação de emails, o que permite interceptar um remetente malicioso.
- Capacitar funcionários e clientes, para que não abram nenhum anexo suspeito sem a supervisão de um especialista.
- Construir uma infraestrutura multinível: as empresas precisam de soluções que funcionem de forma independente, para que, se houver a quebra de uma das formas de proteção adotadas, as outras continuem trabalhando normalmente.
Fontes
Categorias