O Tesco Bank, do Reino Unido, confirmou que mais de 40 mil contas bancárias foram comprometidas na última semana. Dentro desse número, mais de 20 mil contas tiveram dinheiro sacado, segundo o próprio chefe executivo do Tesco, Benny Higgins. No momento, o banco congelou temporariamente todas as contas e transações online, além de garantir que todos os afetados vão receber reembolso total assim que possível.
Ao que parece, um ataque cracker afetou as transações online, mas não foram entregues maiores detalhes sobre como isso aconteceu. Por agora, o Tesco está "trabalhando com as autoridades para descobrir os autores das fraudes".
Um dos maiores ataques cracker já registrados em bancos
O consultor de segurança Alan Woodward, para a BBC, comentou que "nunca foi visto um ataque dessa natureza e escala em um banco britânico; e parece que o sistema central do banco que foi o alvo". Até o momento, o Tesco Bank não confirmou que o ataque foi realizado por um "hacking", mas provavelmente a confirmação virá em breve.
Hoje, o Tesco Bank atende sete milhões de consumidores e possui uma equipe de 4 mil funcionários nas cidades da Edinburgh, Glasgow e Newcastle, no Reino Unido.
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