A Agência Espacial Europeia comunicou que o módulo Philae, que faz parte da já histórica sonda espacial Rosetta, entrou em "Modo de descanso" e teve praticamente todos os sistemas desligados. A medida foi tomada porque a bateria do equipamento estava muito próxima do fim e não foi possível encontrar uma superfície no cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko com maior contato com a luz solar que é a fonte de energia usada.
A Philae até realizou uma rotação para movimentar os painéis solares e buscar a quantidade necessária de energia, mas não obteve sucesso por enquanto — uma nova tentativa de contato com o módulo acontece ainda neste sábado (15). A energia restante foi utilizada para enviar mais dados coletados para a Terra.
O aviso sobre o "descanso" foi até postado na conta oficial da Philae no Twitter, um perfil bem humorado sobre o andamento da missão que até troca mensagens (puramente ficcionais, claro) com a Rosetta via rede social.
My #lifeonacomet has just begun @ESA_Rosetta. I'll tell you more about my new home, comet #67P soon… zzzzz #CometLanding
— Philae Lander (@Philae2014) 15 novembro 2014
Mesmo com o aparente fim da missão, a agência confirma que a ação de exploração e pesquisa foi um sucesso, especialmente por conta das condições adversas. Após orbitar o 67P/C-G e realizar a manobra de pouso da Philae, a sonda Rosetta continuará enviando dados e acompanhando o movimento do cometa, que se encaminha na direção do Sol.
Fontes
Categorias