A semana foi movimentada para a Aston Martin: eles começaram anunciando a produção do sedã RapidE, seu primeiro modelo totalmente elétrico e que deve começar a ser fabricado em 2019 como um veículo de produção que seria feito em parceria com a LeEco.
Dias depois, no entanto, a chinesa anunciou que estava saindo do projeto, o que forçou a montadora britânica a rever seus planos e decidir que o RapidE será, na verdade, uma edição limitada, com apenas 155 unidades disponibilizadas, o que dá cerca de um terço da quantidade planejada inicialmente.
Por outro lado, o time de engenharia da equipe Williams de Fórmula 1 vai ter uma contribuição pesada no projeto. A ideia da montadora britânica é que o veículo seja uma alternativa para as pessoas que tem dinheiro, mas que querem algo melhor do que um Tesla Model S – que custa US$ 130 mil.
O problema é que, fazendo o RapidE virar uma edição limitada, isso significa subir a cifra cobrada pelo carro quando ele de fato chegar às lojas: o valor do carro pode chegar a US$ 250 mil, quase o dobro do que é cobrado pelo sedã da empresa de Elon Musk e substancialmente mais caro que o Rapide equipado com um motor V12 5.9 de 470 cavalos.
Isso deixa claro um grande desafio que montadoras de carros mais exclusivos, como é o caso da Aston, tem pela frente com a crescente demanda do mercado e dos reguladores por veículos elétricos – algo que os grandes conglomerados automotivos estão conseguindo lidar sem grandes problemas.
Sobre o carro
O RapidE (com ênfase no E maiúsculo, para reforçar o caráter elétrico do veículo) é baseado na mesma plataforma do já existente Rapide (sem o E maiúsculo) e foi apresentado pela Aston Martin como uma variante elétrica do sedan, com algumas mudanças substanciais na parte de rodas e alguns elementos de design – além, é claro, de abandonar o motor V12 do carro que lhe deu origem e usar um propulsor elétrico no lugar.
Tanto a Aston Martin quanto a Williams Advanced Engineering, as duas responsáveis pelo veículo, estão guardando segredo quanto às possíveis especificações do carro.
Fontes
Categorias