Professor implantará câmera na parte de trás da cabeça

1 min de leitura
Imagem de: Professor implantará câmera na parte de trás da cabeça

Wafaa Bilal

Fonte: Christine Taylor

A expressão “olhos nas costas” nunca esteve tão perto da realidade quanto agora! O professor Wafaa Bilal vai se tornar o primeiro homem que realmente terá “olhos” observando o que acontece atrás de si. A diferença é que o “olho” em questão é uma câmera, cirurgicamente implantada na parte de trás da sua cabeça, e que documentará um ano inteiro de sua vida.

O professor, que leciona na escola de artes da Universidade de New York (NYUs Tisch School of the Arts), irá implantar em sua cabeça dentro de algumas semanas uma microcâmera acoplada a um artefato parecido com um piercing. As imagens, uma a cada sessenta segundos, serão enviadas para o museu Mathaf (Museu Árabe de Arte Moderna), do outro lado do mundo, em uma exposição de arte dinâmica aberta a todos os visitantes, chamada de “O Terceiro eu” (“The 3rd I”, no original).

A grande discussão que este fato está gerando, tanto no campus da universidade em que o professor leciona quanto em sites e jornais, é a respeito da invasão de privacidade que essas imagens podem gerar. Durante as aulas que ele estiver lecionando, uma proteção irá cobrir a câmera, em uma tentativa de acalmar os protestos dessa natureza. Mas a pergunta continua no ar: até onde é possível ir sem interferir na privacidade alheia?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.