O que fazer com uma lâmpada queimada? Jogar fora? Não se você acompanha o Área 42. Aqui nós gostamos de reaproveitar tudo o que for possível, inclusive uma lâmpada que, aparentemente, não tem mais serventia alguma.
O que iremos fazer esta semana é simples e interessante. Vamos construir uma luminária com uma lâmpada queimada e um LED. Em vez de ligar a lâmpada na rede elétrica, uma simples bateria de 3 volts deverá dar conta do recado.
Materiais
- 1 lâmpada incandescente;
- 1 LED de alto brilho de qualquer cor;
- 1 bateria de 3 volts (o mesmo modelo utilizado em placas-mãe);
- 1 suporte para bateria;
- 1 arame;
- Cola quente;
- Material de solda;
- Alicate de ponta fina.
O processo de montagem é relativamente simples, contudo requer alguns cuidados básicos. Antes de utilizar equipamentos de solda e ferramentas diversas, vista equipamentos de proteção, como luvas, óculos e máscaras.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Outra observação muito importante: tenha em mente que a fumaça liberada pelos componentes durante a solda pode ser prejudicial para a saúde. Portanto, procure sempre trabalhar em um local bem ventilado.
Preparando a lâmpada para a montagem
A parte inferior da lâmpada possui uma espécie de “rosca” de alumínio, pela qual você pode conectá-la facilmente aos bocais específicos.
O primeiro passo da montagem é desmontar uma parte dessa rosca. Com um estilete, levantamos a parte de trás: é um pequeno pedaço de metal com uma bolinha de solda em cima. Depois disso, basta puxar com o alicate de ponta fina. Neste momento, tenha cuidado para não quebrar a lâmpada, pois o bulbo de vidro é extremamente frágil.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Embaixo dessa parte existe uma peça de vidro escuro que precisa ser removida. Tente puxá-la com o alicate de ponta fina. Se ela se quebrar, tudo bem. Basta remover todos os pedacinhos pequenos que ficaram para trás.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Atenção: tome cuidado para não cortar os dedos na hora de remover os pedaços de vidro.
O passo seguinte é cortar as bordas do conector para que ele fique com o formato uniforme e possamos encaixar os componentes no interior da rosca de alumínio.
Para fazer isso, nós utilizamos uma tesoura especial para metal, mas é possível cortar essa parte com uma tesoura comum, já que o metal é bastante maleável nesse local.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Se olharmos para dentro da lâmpada neste momento, na parte de baixo, veremos dois cilindros de vidro: um grande e um pequeno, bem no centro dele. Precisamos remover o menor deles para que o LED possa ser posicionado nesse local.
Com o alicate de ponta fina, nós quebramos o cilindro pequeno. Lembre-se de remover todas as partículas de vidro que porventura tenham ficado para trás.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Construindo os circuitos
Com o bulbo de vidro preparado, vamos começar o processo de montagem dos circuitos elétricos.
O primeiro passo é pegar o suporte de bateria e soldar o LED nos terminais. Talvez seja necessário diminuir o comprimento das hastes de metal para que ele fique do tamanho correto. Para fazer isso, posicione o LED no interior da lâmpada e corte do tamanho apropriado.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Em seguida, devemos soldar o LED nos terminais do suporte de bateria. Lembre-se de prestar atenção nos polos para não prender o LED incorretamente, pois isso faria com que o sistema não funcionasse.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Depois de fazer isso, aplicamos um pouco de cola quente no interior do bulbo, onde o suporte de bateria deve ficar preso. Então, posicionamos o suporte no local.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Se tudo foi feito corretamente, a bateria deverá ser encaixada com perfeição no lugar, dando a impressão de que a lâmpada está acendendo sem estar recebendo energia!
(Fonte da imagem: Tecmundo)
O último passo é preparar um suporte para a lâmpada. Para fazer isso, pegamos um arame e dobramos a base de modo a formar um círculo grande de um lado e um menor — compatível com o tamanho do bocal da lâmpada — do outro. Depois, rosqueamos a lâmpada no suporte, e pronto.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Para ligar ou desligar a “invenção”, basta colocar ou remover a bateria.
Detalhes e modificações
O nosso projeto é bastante simples. A ideia de fazer um sistema que liga e desliga sem um switch dedicado para este propósito é justamente dar a impressão de que a lâmpada está acendendo sozinha, sem estar conectada a nada.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Apesar disso, nada impede que você modifique o sistema e implemente uma chave para controlar a luz. Basta dar asas à sua imaginação.
Participe do Área 42
Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui.
Envie um email para: area42@bxk.com.br
A participação desta semana é do Mario Bomfim. Ele construiu um suporte para notebook como nós ensinamos aqui no quadro.
(Fonte da imagem: Mario Bomfim)
O que você achou? Não deixe de enviar a sua participação!
Categorias