Com o crescimento dos aplicativos de táxis e carona e a crescente quantidade de relatos sobre abusos sexuais contra mulheres que usam esses tipos de serviços, as empresas responsáveis pelos apps vêm se preocupando com a segurança dos seus usuários. Algumas delas até já chegaram a adotar medidas paliativas para proteger as informações do público e têm planos de implementar recursos mais permanentes – como relatamos no texto neste link.
Tendo essa questão em mente, a versão brasileira do Uber firmou uma parceria com a plataforma Twilio e passou a oferecer desde o início de março uma forma de estabelecer contato entre o motorista e os passageiros sem expor os dados pessoais de ambos. Basicamente, quando o usuário do app clicar em “contatar motorista”, a ligação será feita usando números fictícios e temporários de telefone.
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O sistema funciona graças ao intermédio da parceira da Uber, de forma que, ao ligar para o profissional, você na verdade está entrando em contato com a Twilio para que ela transfira a chamada para o motorista. E tudo isso é feito sem qualquer cobrança maior do que a que seria realizada em uma chamada telefônica comum.
Tudo no devido lugar
Vale ressaltar que a novidade só funciona com os usuários que estiverem cadastrados corretamente no Uber, com seu número no formato “(DDD) XXXXX-XXXX” e o país em que você se encontra. Para verificar se o seu cadastro está seguindo esses padrões, basta seguir alguns passos simples:
- Acesse o menu principal do Uber no canto superior esquerdo da tela;
- Selecione “Ver Perfil” e clique em “Editar”;
- Insira sua senha de cadastro no serviço;
- Entre no campo “Celular”, veja se seu dados estão corretos (e mude os que não estiverem) e clique em “Salvar”.
“Nossa missão é oferecer transporte seguro e confiável, em qualquer lugar, a qualquer momento. Esta é mais uma ferramenta que nos ajuda a fornecer um serviço cada vez melhor para usuários e motoristas parceiros”, afirmou a Uber. E você, o que achou do recurso? Deixe sua opinião nos comentários.
Fontes