Entre as principais preocupações dos usuários de aplicativos de táxi, estão os assédios. Para facilitar a comunicação entre usuário e taxistas, o número de celular do passageiro é disponibilizado, caso o motorista não o encontre. Essa facilidade proporcionou o uso indevido do aplicativo e tem gerado incômodos para alguns passageiros. Da mesma forma, recentemente, motoristas do Rio de Janeiro reclamaram de garotos de programa que usavam um aplicativo para enviar mensagens de cunho sexual para eles.
Para evitar que situações como essas ocorram entre usuários e taxistas, alguns aplicativos desenvolveram sistemas de segurança, como é o caso do aplicativo WayTaxi, que conta com um filtro de palavras indevidas. Feito através de um programa que aprende com o próprio uso do sistema, por meio dos algoritmos, eles são capazes de identificar possíveis novas palavras que podem tentar burlar bloqueio.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
”Na prática, o sistema identifica o mau uso e bloqueia essas chamadas, evitando maiores constrangimentos aos taxistas. Tal medida proporciona respeito e profissionalismo na prestação do serviço e dá ao taxista a tranquilidade para realizar sua atividade. Ele se sente mais seguro”, diz Cláudio Ávila, CEO da WayTaxi.
Escolhendo seu taxista preferido
Além do filtro de palavras, o aplicativo conta com uma classificação de taxistas. O usuário pode escolher seu taxista favorito e de confiança, para sempre fazer corridas com ele. Através do app, o usuário pode avaliar a conduta do motorista e registrar eventuais reclamações. Outra medida adotada pelo WayTaxi para evitar eventuais desconfortos, é a opção de bloquear o taxista.
Se eventualmente o usuário não se sentir bem atendido ou sofrer algum tipo de assédio, ele pode bloquear o taxista e continuar utilizando o serviço sem correr o risco de encontrar o mesmo profissional. Outra função existente no aplicativo, a Chamada Exclusiva, permite que a passageiro acione seus taxistas favoritos e que já conhece o trabalho e a idoneidade. “Pensamos sempre no conforto do usuário e desenvolvemos sistemas que sejam capazes que impedir que situações inconvenientes ocorram”, observa Cláudio.
O treinamento para os taxistas que aderem aos aplicativos ainda é a melhor opção para evitar a má conduta. “Todos os taxistas cadastrados no WayTaxi recebem treinamento específico para estarem preparados para atender os passageiros. Os clientes são atendidos por profissionais capacitados”, comenta Cláudio Ávila. Para ele, o passageiro possui papel fundamental na otimização do serviço.
Fontes