Um novo aplicativo desenvolvido por pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) quer convidá-lo a trocar 20 dias da sua vida pelo mesmo período de um completo estranho. Intitulado “20 Day Stranger”, ele talvez se pareça apenas uma versão “stalker pro” das atuais redes sociais, é verdade. Entretanto, tudo é feito no mais completo anonimato, de forma exclusivamente aleatória.
Como o anonimato será mantido? Bem, dentro de limites do factível, é verdade. De acordo com os desenvolvedores, nenhuma troca de informações pessoais será possível entre duas pessoas que se submetam à experiência.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apenas dados “genéricos”
Na verdade, apenas informações “genéricas” devem ser compartilhadas — as lojas que você visitou, por onde dirigiu etc. —, com a coisa toda funcionando por meio dos sensores do celular, em comunicação direta com o Foursquare, o Google Maps ou o Instagram, por exemplo. Entretanto, o 20 Day Stranger não deve jamais passar ao seu “correspondente” a sua localização exata.
A ideia, de fato, é apenas “expandir” as experiências dos envolvidos para “além dos seus círculos pessoais”, sendo capaz de imaginar o cotidiano de um completo estranho a partir de algumas poucas informações.
“Tentamos dar apenas o suficiente da sua vida para permitir que o recebedor imagine, sem fornecer informações concretas. É alguma coisa entre a imaginação e informação”, disse Kevin Slavin, diretor do MIT Media Lab's Playful Systems e um dos responsáveis pelo projeto.
Apenas uma única mensagem
De fato, apenas uma única mensagem poderá ser compartilhada, e isso ao final da experiência. Na ocasião, você poderá ser apresentar, colocar algumas informações pessoais ou simplesmente dizer um au revoir ao seu contato improvável.
O “20 Day Stranger” está atualmente em sua fase Alfa para iPhone — de forma que ainda deve demorar um bocado para que o software encontre sua versão final. Entretanto, já há um site dedicado à listagem de possíveis interessados na experiência. Dessa forma, se para você sempre há mais areia na praia da superexposição em mídia social, clique aqui para tomar parte.
Fontes