Conforme noticiamos no decorrer do mês de maio, o Swarm, novo aplicativo que funciona em conjunto com o Foursquare, veio para trazer novas ideias e reformular o já conhecido app que está disponível desde 2009.
Para acompanhar o lançamento do Swarm no Brasil, nós tivemos a oportunidade de conversar com David Rosenberg, chefe de desenvolvimento de negócios e integrante do time da Foursquare em Londres.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Antes de integrar o time da Foursquare, David cursou Direito na renomada Universidade de Cambridge e trabalhou em diversos projetos no Daily Telegraph e Sillicon Valley Bank. Rosenberg revelou informações importantes sobre os motivos que levaram a companhia a dividir os aplicativos, apresentou o feedback do novo produto e ainda comentou sobre uma grande parceria que vai ajudar o crescimento do Swarm na América Latina. Sem mais delongas, confira na íntegra a nossa entrevista com o executivo!
Primeiramente, por qual motivo vocês decidiram dividir o Foursquare em dois aplicativos diferentes?
O Foursquare sempre foi uma ferramenta para ajudar as pessoas a se conectarem com os amigos e lugares. Desde 2009, o ano em que a primeira versão do Foursquare foi oficialmente lançada, a comunidade de usuários do aplicativo o utilizou de duas formas diferentes: para se encontrar com os amigos em um determinado local e também para conhecer bons lugares para frequentar.
Anteriormente, as pessoas poderiam fazer essas coisas no mesmo aplicativo: o Foursquare. No entanto, nós percebemos que os usuários raramente utilizam ambas funções ao mesmo tempo. Com isso em mente, decidimos criar dois aplicativos diferentes para que cada função seja aperfeiçoada. Em um dos apps, procuramos focar nos check-ins e na localização dos amigos o mais rápido e fácil possível (Swarm), no outro, resolvemos nos dedicar a criar a melhor plataforma para descobrir os locais mais relevantes (Foursquare).
Como está sendo o feedback do novo aplicativo? As pessoas estão realmente gostando de utilizá-lo?
Nós temos uma comunidade de usuários completamente apaixonada pelo nosso trabalho. Temos recebido inúmeros feedbacks positivos a respeito do Swarm e estamos realmente felizes com essa nova relação das pessoas com o nosso novo aplicativo.
Quais são as principais diferenças entre a nova versão do Foursquare e os outros aplicativos do mesmo gênero? O que faz o Foursquare ser melhor do que a concorrência?
O principal ponto que nos diferencia das outras companhias que dividem o mesmo espaço conosco é que os resultados no Foursquare são personalizados. Quanto mais você utilizar o aplicativo, melhores serão os resultados das suas buscas – tudo com base naquilo que você buscou e frequentou anteriormente.
Se você está procurando um local para jantar em São Paulo, por exemplo, os outros serviços vão orientá-lo para o melhor restaurante da região. Enquanto isso, nós estamos interessados em mostrar os melhores restaurantes, com base nos seus gostos e nos locais que você já visitou no passado. Os resultados únicos obtidos por cada pessoa são definitivamente o futuro da busca local e, para alcançarmos o posto de aplicativo número um, é melhor seguirmos para esse lado.
Vocês possuem planos de abrir uma filial na América Latina?
Depois de presenciarmos um grande envolvimento dos usuários brasileiros com o nosso aplicativo, nós assinamos recentemente uma importante parceria com a IMS (Internet Media Services), que vai nos ajudar com vendas e publicidade no Brasil e México.
Vocês pretendem lançar o Swarm também para dispositivos com Windows Phone? (O Swarm conta atualmente com versões para Android e iOS)
Com certeza! Pedimos que os usuários de Windows Phone fiquem de olho para mais detalhes sobre o aplicativo. Em breve traremos informações a respeito.
Quais são as suas expectativas para os próximos anos?
Primeiro de tudo, estamos focados no lançamento do Swarm e na nova versão do Foursquare que deve chegar em breve. Os dois aplicativos vão expressar a visão que lutamos para construir ao longo dos anos. O nosso outro foco é aperfeiçoar a tecnologia que está por trás das recomendações em tempo real. Nós achamos que a melhor versão do Foursquare é aquela que simplesmente sabe o que você quer saber e vai informá-lo e ajudá-lo no momento certo.