Atualmente, qualquer pessoa que queira instalar um novo software em seu smartphone pode contar com uma quantidade imensa de opções nas lojas de aplicativos — independente de qual seja o sistema operacional utilizado.
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E, se isso já é uma realidade agora, você deve imaginar que com o passar dos anos a situação deve ser ampliada. Pensando nisso, a empresa de análise de mercado Gartner fez um estudo bem interessante.
Eles fizeram um levantamento e chegaram à conclusão de que até 2018, menos de 0,01% dos aplicativos disponíveis deve ser rentável para os desenvolvedores. Ou seja, a cada 10 mil apps disponíveis, vai haver chance para que apenas um deles consiga sucesso comercial e financeiro para os responsáveis. E o motivo para isso é justamente o amplo número de programas disponíveis no mercado.
O instituto ainda prevê que, em 2017, 94,5% dos aplicativos devem ser gratuitos ou freemium, o que sugere que os anúncios internos aos softwares devem ser o grande foco das desenvolvedoras. Mesmo assim, a Gartner afirma que são muito pequenas as chances de um aplicativo fazer com que desenvolvedores independentes fiquem ricos, uma vez que a visibilidade deles continua complicada por conta do vasto volume de opções.