Muitos usuários britânicos do app Shazam deram de cara com algo bastante curioso algumas semanas atrás. Isso porque, em algumas situações, o aplicativo não apenas foi incapaz de reconhecer qualquer música que você colocasse para ele ouvir, como também parecia esquecer até mesmo qual era o trabalho dele para começo de conversa.
Felizmente, esse não foi um problema por parte do app ou dos celulares usados por eles. Na verdade, essa foi uma inteligente campanha publicitária de conscientização ao Mal de Alzheimer, feita em uma parceria entre o Shazam e a Alzheimer’s Research UK. Você pode conferir como ela ocorreu através do vídeo abaixo:
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Com o nome “O Dia em que o Shazam Esqueceu”, a iniciativa veio com o objetivo de mostrar os horrores dessa doença que, entre outros efeitos terríveis, é especialmente conhecida por fazer suas vítimas naõ se lembrarem das coisas – primeiro de memórias comuns, mas eventualmente até de funções básicas.
Para essa representação, o app simplesmente não encontrava uma música quando você tentava usá-lo. Mas, não limitado a isso, o programa ainda mostrava várias frases que indicavam a dificuldade do software em se lembrar, como “Eu acho que é...” ou “Eu podia jurar que era...”. Pouco depois disso, o Shazam acabava por encontrar a música pedida, mas então exibindo um banner de conscientização sobre o Alzheimer.
É importante notar, segundo o site AdWeek, que a ação correu durante todo o mês de abril, mas já teve enormes resultados em apenas algumas horas: a campanha afetou 2.018.206 pessoas, e dessas, 5.096 acessaram a página de doações da Alzheimer’s Research UK. Vamos torcer, é claro, para que isso tenha resultados ainda melhores para ajudar no estudo dessa doença.
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