Mesmo se você for do tipo que adora sair à noite e consegue manter um lugar cativo no seu restaurante favorito, nem sempre a experiência de comer fora é livre de contratempos. Ter que disputar a atenção do garçom com as outras mesas ou enfrentar fila no balcão para fazer o seu pedido, por exemplo, são coisas que podem acabar com a sua fome. Para resolver esse tipo de situação o VocêQpad, um serviço de autoatendimento, permite que você peça e pague por refeições fora de casa diretamente do seu smartphone.
Todo o sistema funciona através de um aplicativo gratuito para Android e iOS e tem como ideia básica proporcionar mais rapidez para seu almoço ou sua janta longe do lar. Para isso, o serviço oferece ferramentas distintas dependendo do tipo de estabelecimento visitado. Se o pedido é feito na mesa, o cliente só precisa abrir o app e ler o QR Code instalado no local. Com isso, é possível visualizar o cardápio completo com imagens, acompanhamentos, valor dos pratos e enviar as escolhas diretamente para a cozinha.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Basta usar o aplicativo para deixar suas refeições mais tranquilas
Já quando o atendimento é feito no balcão – como em praças de alimentação –, o software dá ao usuário a opção de escolher o que deseja consumir antes mesmo de chegar ao restaurante ou lanchonete, podendo adiantar consideravelmente a preparação do prato – e reduzir o tempo de espera, claro. A senha é enviada automaticamente após a realização do pagamento, evitando, mais uma vez, que você precise aguardar na fila. Nos dois casos, o pagamento pode ser feito pelo aplicativo, graças a integração com vale refeição, cartão de crédito ou Paypal.
O software dá ao usuário a opção de escolher o que deseja consumir antes mesmo de chegar ao restaurante
Lançada em setembro de 2014, em fase embrionária, a ferramenta passou por um longo processo de aperfeiçoamento até abril deste ano, quando ganhou suas funcionalidades atuais. “Ter autonomia para fazer os pedidos e pagamentos com agilidade e do jeito que o cliente quiser é uma realidade em diversos países do mundo”, explica Rafael Arb, CEO e cofundador do VocêQpad, prometendo aos brasileiros uma experiência totalmente diferenciada e com base em reclamações comuns dos próprios consumidores.
Receita de sucesso para as empresas
Se engana quem acha que os benefícios do serviço se restringem aos consumidores. Para os estabelecimentos, a ideia é que haja uma melhora do nível do atendimento, gerando mais agilidade e aumentando o valor consumido pelo cliente. “Nós constatamos que nossa plataforma aumenta em até 15% a velocidade de atendimento e proporciona um ticket médio até 25% maior. Além disso, o uso do app permite que os garçons e atendentes tenham mais tempo para um atendimento diferenciado”, conta o executivo.
Nossa ideia é que as pessoas possam decidir onde querem comer pela fome, e não pela fila ou longas esperas
O preço para o restaurante usar o serviço é de até R$199 por mês, um valor que, aparentemente, não tem sido um empecilho para os restaurantes. Hoje, o VocêQpad conta com 180 parceiros, mas os planos são que, até o final de 2017, esse número salte para 850 empreendimentos. “Nossa ideia é que as pessoas possam decidir onde querem comer pela fome, e não pela fila ou longas esperas. Por isso, trouxemos mais uma facilidade ao consumidor, que já se habituou a utilizar aplicativos no seu dia a dia”, finaliza Arb.
Como o tempo médio para que um cliente consiga chamar o garçom e pagar a sua conta é de 8 a 12 minutos e o app faz com que essa espera caia para apenas 1 minuto, não é de se estranhar que a perspectiva de adoção e crescimento do serviço seja tão grande. Já chegou a testar a plataforma? Acha que essa antecipação de etapas na hora de comer fora pode deixar seus encontros e passeios menos estressantes? Deixe a sua opinião mais abaixo, na seção de comentários.
Fontes