Além de dar acesso fácil a milhões de ofertas de locação e compra de terrenos, apartamentos e casas em todo o país, o VivaReal parece estar sempre disposto a fazer com que a tecnologia seja sua aliada – e a de seus clientes, claro. Depois de adotar o Material Design para deixar a navegação no Android ainda mais fluída e de desenvolver um app especialmente para o Apple Watch, a empresa libera agora um novo update que se inspira em Pokémon GO para exibir pontos de interesse ao redor do imóvel anunciado.
A base desse recurso imersivo e focado na experiência do usuário foi um projeto elaborado durante o Hackweek, um tipo de hackathon interno promovido pela companhia para incentivar sua equipe de produtos a pensar de forma inovadora. Depois de ser acolhida pelo time, a ferramenta passou todo o primeiro semestre deste ano em uma espécie de período Beta, no qual clientes cadastrados em um programa de testes do VivaReal puderam receber a atualização antecipadamente para experimentar a novidade e dar seus pitacos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O aplicativo é bastante intuitivo e agora conta com reforços
Prático nos games, prático na vida real
O mais bacana é que o que aqueceu de verdade a popularidade da função foi o surgimento dos bichinhos virtuais da Nintendo, que arrebataram o público brasileiro e mostraram que os tradicionais mapas da cidade poderiam conter muito mais dados. “Em julho, surgiu uma oportunidade e decidimos testar ao extremo essa funcionalidade ao liberar para todos a localização de Ginásios Pokémons e PokéStops próximos aos imóveis anunciados”, explica Thomas Floracks, vice-presidente de produto da empresa.
Com essa combinação inusitada, o recurso evoluiu e parece ter caído no gosto dos consumidores, que, durante os testes, apontaram Transporte Público (29%) e Alimentação (23%) como as informações mais importantes a serem exibidas nos arredores de um imóvel que esteja em seu radar. Em sua versão final, porém, as opções vão muito além disso, permitindo visualizar pontos de interesse como pontos de ônibus, metrô, supermercados, padarias, restaurantes, hospitais, clínicas, shoppings, museus, cinemas e muito mais.
O update também vai deixar que você cadastre os seus próprios pontos de interesse
“Nós estamos acostumados a fazer determinados caminhos, a ter facilidades e locais próximos. No processo de escolha de um novo lar, isso é um fator relevante para o morador e também são argumentos que auxiliam o corretor a fechar o negócio”, analisa Floracks. O update também vai deixar que você cadastre os seus próprios pontos de interesse – de uma forma semelhante ao Waze. Isso quer dizer que bastam alguns toques para adicionar a escola dos filhos ou a casa dos pais ao mapa e conferir a distância deles para os endereços avaliados.
Todo mundo ganha
Para os profissionais do mercado imobiliário, a novidade não deve dar uma mãozinha apenas para os consumidores: ela pode ajudar as imobiliárias e construtoras na hora de fechar o negócio. Pesquisas feitas pelo VivaReal indicam que metade das pessoas que buscam imóveis têm as plataformas mobile como principal sistema de procura e que a localização é um dos fatores que elas consideram mais relevantes na hora de escolher uma casa ou apartamento. Com a atualização, dá para dizer que a companhia acabou unindo o útil ao agradável, não é?
Para muita gente, os arredores de uma nova casa são tão importantes quanto o seu interior
Caso esteja procurando seu novo lar e tenha ficado interessado em testar a funcionalidade implementada no update, basta atualizar o aplicativo – se ele já estiver instalado no seu celular – ou baixar o programa em sua versão para Android ou para smartphones com iOS.
Fontes
Categorias