A 99Taxis, agora chamada apenas “99”, está se preparando para lançar em setembro um novo serviço de transporte no Brasil, o 99Pop. Basicamente, essa novidade é um concorrente direto do Uber, que inclusive pode ser a maior ameaça ao crescimento do app norte-americano no país.
Não foram divulgados os preços das futuras corridas com o 99Pop, mas os motoristas poderão usar seus carros comuns, de placa cinza, da mesma forma com ocorre no UberX. Os veículos terão que passar por revisão, vistoria e não poderão ter mais de 5 anos de uso. A 99 vai cobrar uma taxa na casa dos 20% sobre o total de cada corrida, valor semelhante ao que os motoristas do Uber pagam.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
99Pop é uma boa saída para os taxistas frotistas
Durante todo o mês de agosto, a 99 pretende selecionar mil motoristas para começar a operação da modalidade Pop na cidade de São Paulo, e explicou que dará preferência para os taxistas bem avaliados no 99Táxis.
Em entrevista à Reuters, Ricardo Kauffman, gerente de relações públicas da 99, comentou que o 99Pop é uma boa saída para os taxistas “frotistas”, que poderão passar a usar seus próprios carros para dirigir, sem precisar pagar os R$ 150 diariamente para usar o carro de quem tem um alvará/licença de taxi na cidade. “Hoje, o motorista frotista começa o dia em 150 reais negativos", ressaltou Kauffman.
Tudo por conta do preço
A 99 identificou que, desde janeiro deste ano, as chamadas para corridas de taxis caíram 40%. Além do mais, como a prefeitura da capital paulista já regularizou a atividade de transporte particular de passageiros via apps, a empresa também resolveu entrar na área, entendendo que, com a mudança no mercado, também deve se adaptar.
A 99 pode ter chances de crescer tão ou mais rápido que o concorrente por já ter uma imensa base de usuários no seu app
“Desde janeiro até hoje, as corridas de taxi caíram cerca de 40% por causa do preço. Se a gente continuar só trabalhando com taxi, vamos ter muito menos capacidade de competir e fortalecer o sistema taxi”, esclareceu Kauffman.
Apesar de chegar em um momento que o Uber já está estabelecido no mercado brasileiro, presente em várias capitais, a 99 pode ter chances de crescer tão ou mais rápido que o concorrente por já ter uma imensa base de usuários no app “99”, que hoje só serve para chamar táxis, mas também terá o 99Pop integrado a partir de setembro. Ferramentas similares, como o WillGo, Cabify e Televo, também estrearam no Brasil recentemente.